CriançaEsporteInclusão Social

Projeto Pedal Bicicross abre novas vagas para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

O Projeto Pedal Bicicross retoma suas atividades a partir do dia 4 de novembro na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, na Av. Octávio Mangabeira, na orla de Pituaçu, com aulas gratuitas de BMX para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Os interessados podem se matricular pessoalmente nos horários das aulas.

A iniciação esportiva da variação olímpica do ciclismo BMX terá aulas às segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 10h, e às terças e quintas-feiras no turno vespertino, das 14h às 17h. A utilização dos equipamentos de proteção e das bicicletas estão inclusos na matrícula.

Foto: João Ubaldo – Ascom/Sudesb

Ciclismo BMX – O Bicicross é uma modalidade do ciclismo olímpico realizado em um circuito de terra de 400m com obstáculos e curvas. Os baianos possuem destaque, com grandes nomes, como a atleta olímpica dos últimos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Paola Reis, e o campeão mundial Jaldo Caribé.

“A Bahia é referência na modalidade a nível nacional e internacional, tendo o Projeto Pedal como uma importante ferramenta de inclusão esportiva e social ao oferecer oportunidades para a iniciação esportiva atraindo novos adeptos para a prática da modalidade olímpica no estado”, cita Leonardo Gonçalves, coordenador técnico do Projeto Pedal.

Foto: João Ubaldo – Ascom/Sudesb

Documentos – Para efetuar a matrícula, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e entregar a documentação obrigatória: atestado médico que está apto à prática de esportes; uma foto 3×4; cópia do comprovante de residência; cópia do RG e CPF do aluno e do responsável; e comprovante de matricula escolar. Para esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Associação de Bicicross de Salvador (ABS) – 7199914-2409.

Escolinha de Esporte – Em funcionamento desde 2010, o Projeto Pedal é uma iniciativa da ABS, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A autarquia estadual apoia o projeto desde o ano de 2012 e os atletas da modalidade com programas de incentivo, bolsas e a concessão de passagens aéreas, terrestres ou transporte.

Além da modalidade, a Sudesb possui uma extensa lista de projetos sociais gratuitos apoiados – Escolinhas de Esporte -, como a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), em Lauro de Freitas; o Núcleos de Esportes de Lutas e Combate no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, na Cidade Baixa, e na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas; o Natação em Rede, na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô; o Remando em Águas Baianas, em sete cidades do interior; e os 256 núcleos do Esporte por Toda Parte.

Pista Tertuliano Torres – Já a modalidade do BMX retorna a sua pista tradicional na orla de Pituaçu, onde historicamente são realizados os eventos, inclusive o Campeonato Brasileiro de BMX de 2023, e as aulas de bicicross vinculados à ABS, após um ano de reforma no local. Neste período, o Projeto Pedal ocorreu na Pista de Bicicross de Stella Maris.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: João Ubaldo / Sudesb

Related posts

Tri On Salvador reúne cerca de 500 atletas neste domingo (3) 

Fulvio Bahia

Bahia enfrenta Vasco em busca dos primeiros três pontos no Brasileirão

Fulvio Bahia

Sem acessibilidade, cadeirantes protestam contra prefeitura em Feira de Santana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais