ArteCulturaDiversidadeInclusão Social

Projeto “Residência Artística nas Escolas” leva Cultura às periferias de Salvador

Com o objetivo de transformar o ambiente educacional em um espaço de vivência cultural, promovendo a interação entre estudantes e iniciativas artísticas de coletivos periféricos, o Projeto “Residência Artística nas Escolas” chega às periferias de Salvador.

O projeto, conduzido pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem e o Instituto Diamantes, tem o apoio do deputado Robinson Almeida (PT). A proposta abrange a circulação de três iniciativas culturais em cinco escolas públicas da capital baiana e uma na Região Metropolitana, em Candeias, com atividades que vão do Teatro de Rua à Literatura Periférica e Performance Afro-indígena.

A ideia é que a primeira apresentação aconteça no Colégio Estadual Presciliano Silva, na Ribeira, a partir da próxima segunda-feira (21).O projeto levará o espetáculo “O Museu é a Rua” a diversas unidades de ensino. Além disso, o Movimento Cultural CABRA promoverá um sarau de poesia periférica, enquanto o Grupo Cultural 100% Afro-indígena realizará uma performance de dança e percussão que celebra a ancestralidade afro-indígena.

A proposta visa pensar a escola como um Ponto de Cultura, promovendo uma maior aproximação entre os alunos e as artes populares, especialmente em áreas vulnerabilizadas.“Queremos mostrar que o teatro, a literatura e a performance são caminhos possíveis para esses jovens”, destaca Fabrício Brito, um dos coordenadores do projeto. “Nosso mandato acredita que iniciativas como essa ajudam a reforçar uma política de proteção social e permitir que a arte e a cultura possam transformar a vida dos jovens nas periferias”, afirma o deputado Robinson Almeida, que abraçou a iniciativa.

A “Residência Artística nas Escolas” garante acesso a manifestações artísticas, ainda um grande desafio nas políticas culturais do país, especialmente para a juventude negra e periférica. A iniciativa busca garantir o direito à cultura para todos os jovens que nunca tiveram a oportunidade de visitar museus ou teatros.

“A Residência Artística nas Escolas representa um passo importante para a democracia cultural, garantindo que a diversidade e a riqueza das artes populares cheguem aos jovens das periferias”, conclui Fabrício.

SERVIÇO:

Cronograma das atividades

21/10/2024: Colégio Estadual Presciliano Silva (Ribeira) – das 14h às 17h;

04/11/2024: Colégio Estadual Abílio César Borges (Roma) – das 14h às 17h;

11/11/2024: Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão) – das 14h às 17h;

18/11/2024: Colégio Estadual Helena Magalhães (Tancredo Neves) – das 14h às 17h;

25/11/2024: Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito (Lapinha) – das 14h às 17h;

02/12/2024: Colégio Estadual Polivalente de Candeias (Município de Candeias) – das 14h às 17h.

Para mais informações, interessados podem entrar em contato com Fabrício Brito pelo telefone (71) 99326-7476 ou pelo e-mail britofilosofia@hotmail.com.

Foto: Divulgação

Related posts

Última noite do Concha Negra terá show “Adão Canta Bob”, homenagem ao pai do reggae

Fulvio Bahia

Secom estreia série de matérias sobre festas populares de Salvador nesta segunda-feira (4)

Fulvio Bahia

Exposição “Nasce o Sol a 2 de Julho” celebra a festa com textos de Jorge Amado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais