ArteArtesanatoBahiaCulturaEconomiaMunicípios

Projeto Rota do Barro

Maragogipinho recebe o lançamento do Projeto Rota do Barro, celebrando a cultura e a tradição cerâmica.

No dia 20 de outubro de 2024, em Maragogipinho, o maior centro cerâmico da América Latina, será lançado o Projeto Rota do Barro, uma iniciativa que destaca a rica história, as belezas naturais e o legado artesanal de Maragogipinho, distrito de Aratuípe.

O projeto busca valorizar a tradição cerâmica, que atravessa gerações e carrega influências dos primeiros habitantes indígenas e dos colonizadores europeus. A Rota do Barro promove uma imersão cultural, conectando o público às histórias de mestres artesãos, novas gerações de oleiros e personagens inspiradores da comunidade.

O evento de lançamento contará com uma programação envolvente e interativa:

  • Apresentação da Moringa Sonora com o oleiro Denismar Costa;
  • Roda de conversa “Vozes do Barro” com artesãos locais – Mestra Artesã D. Dadá e oleiro Mauro, representante da nova geração de escultores;
  • Roda de conversa “Palavras que moldam” com escritoras – Ionã Scarante, doutora em Literatura e Cultura; e Urânia Teixeira, professora;
  • Modelagem ao vivo de peças de cerâmica, com o santeiro João;
  • Apresentação musical com Lauro Niela;
  • Lançamento do folder Rota do Barro;
  • E uma deliciosa experiência gastronômica com sabores afetivos da região.

A Rota do Barro é muito mais do que um projeto cultural — é uma celebração da ancestralidade e da criatividade, um espaço para encontros e trocas que incentivam o reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e econômico.

Evento de lançamento:
• Data: 20 de outubro de 2024
• Local: Maragogipinho, Aratuípe-BA, na Pousada Ponto Chic
• Horário: A partir das 15h00

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais e faça parte dessa experiência inesquecível!
Instagram: @rota.dobarro

Idealizadoras do Projeto:
Milena Figueiredo: Administradora, profissional de marketing, e a mente por trás da criação e edição de conteúdos que dão vida ao nosso projeto.
Naiara Araújo: Pedagoga, psicopedagoga e empresária da loja Cerâmica do Pelé. Com seu olhar sensível para educação e empreendedorismo, ela conecta tradição e inovação.
Patrícia Araújo: Arquiteta e empresária da Pousada e Restaurante Ponto Chic. Com sua experiência em design e hospitalidade, Patrícia trouxe uma visão encantadora para unir a arte à experiência de quem visita Maragogipinho.

Atividade realizada através da premiação cultural Olhinhos D’água, com apoio da PROCEV I UFMT I Uniselva I Ministério da Cultura I Fundo Nacional de Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuípe.

Fonte / Card: Assessoria de Imprensa

Related posts

Festival de Música da Educadora FM divulga pré-selecionadas

Fulvio Bahia

Inscrições abertas até 10 de abril para integrar Mostra Virtual do Festival Maré de Março

Fulvio Bahia

Marta Rodrigues sobre vinda de Lula ao 2 de Julho: “O povo de Salvador reconhece nele uma grande liderança”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais