Ação SocialPolíticaSalvador

Proposta Inconstitucional do “Estatuto dos Pais” desencadeia Audiência Pública para debater impactos na educação


Evento acontece nesta quarta-feira (06) na UNEB

O Centro Acadêmico de Pedagogia em parceria com a Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), irá presidir uma Audiência Pública sobre as controvérsias presentes no projeto de lei conhecido como “Estatuto dos Pais”. O evento está marcado para essa quarta-feira, 06 de dezembro, a partir das 14 horas, no foyer do DCEC I da UNEB CAMPUS I, buscando sobretudo ampliar o debate em prol da defesa de uma educação democrática, diversa e transformadora.

A Audiência é uma demanda dos movimento da educação, frente à aprovação recente do projeto, considerado inconstitucional uma vez que seus princípios se assemelham ao “Escola Sem Partido”. A proposta é a abordar os impactos desse estatuto no ambiente educacional, ressaltando sua potencial interferência nos conteúdos pedagógicos e na autonomia dos professores.

Durante Sessão Ordinária realizada nessa terça-feira na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a co-vereadora Laina Crisóstomo expressou sua preocupação, enfatizando a importância da população dialogar sobre o Projeto, pensando em ferramentas que vetem o PL.

“Amanhã o Centro Acadêmico de Pedagogia vai estar realizando dentro da UNEB, Universidade do Estado da Bahia, no Cabula, uma audiência pública que para nós é muito cara e é muito importante, essa audiência que está sendo construída pelo Centro Acadêmico, pelos estudantes e pelas estudantes de pedagogia desse curso, para fazer um debate que para nós é fundamental, pensar uma educação, enfim, que pense a perspectiva do questionamento, que pense uma educação que seja libertadora e por isso vamos estar nessa audiência pública debatendo um projeto de lei que foi aprovado nessa casa, mesmo com decisões do STF, entendendo esse projeto como um projeto que é inconstitucional” destacou ela.

Já há alguns meses, As Pretas levantaram questionamentos sobre a aprovação da proposta, alertando para as semelhanças com o polêmico movimento “Escola Sem Partido”. A mandata também repudiou publicamente o PL nº 45/2023 na data em que foi aprovada na Casa Legislativa, destacando a necessidade de preservar a pluralidade de ideias e a liberdade no ambiente educacional.

O projeto em questão, apresentado pelo vereador Alexandre Aleluia (PL), propõe um “Estatuto Municipal de Direito dos Pais”, suscitando debates sobre liberdade de consciência, liberdade religiosa e a supervisão dos pais na vida escolar, gerando preocupações sobre seu impacto no processo educacional.

A audiência pública, portanto, representa um espaço fundamental para discutir e conscientizar sobre os possíveis efeitos desse estatuto na educação pública e na diversidade de ideias, reforçando o compromisso em defender uma educação inclusiva e democrática.

Detalhes do Evento:
O que: Audiência Pública – Precisamos falar sobre o Estatuto dos Pais.
Local: Foyer do DCEC I, UNEB CAMPUS I.
Data: 06 de dezembro.
Horário: às 14 horas.

Fonte: ASCOM Mandata Pretas Por Salvador

Foto: Divulgação

Related posts

Feira de Santana: População pode contribuir para elaboração da LOA 2024 a partir desta terça-feira (30)

Fulvio Bahia

Hospital Veterinário registra 1,1 mil atendimentos em 15 dias

Fulvio Bahia

“O PT ainda tem essa perspectiva de um dia governar Salvador”, diz Suíca

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais