Presente na solenidade de formatura de mais 61 educandos nos cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, destacou a importância dos programas Qualifica Bahia e Trilha para garantir a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O ato oficial do Governo do Estado aconteceu na Base Comunitária do Calabar, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (24).
“Os certificados entregues hoje vão ajudar a abrir portas para novas oportunidades e para o emprego formal. Nosso governo acredita no sonho das pessoas e está investindo cada vez mais na qualificação profissional de jovens e adultos porque nós acreditamos no potencial das pessoas. As pessoas só precisam de oportunidade para que sejam inseridas no mercado de trabalho e possam ter dignidade e qualidade de vida”, afirmou o vice-governador durante o evento.
Os cursos de qualificação oferecidos pela Setre fazem parte do programa Bahia pela Paz, que reúne uma série de projetos e ações do Governo do Estado que visam promover cidadania, garantir direitos e enfrentar o crime organizado. “A paz de verdade só acontece com justiça social. Para fortalecermos a cultura de paz, a gente precisa investir em segurança pública – e temos feito isso – mas também temos que garantir a inclusão das pessoas; ofertar educação e saúde de qualidade; oportunizar nossos jovens; e valorizar a família”, acrescentou Geraldo Júnior.
Participaram do evento os secretários estaduais da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o titular da Setre, Davidson Magalhães, além de lideranças comunitárias do bairro do Calabar e os 61 formandos. Em seu discurso, o vice-governador anunciou que, este ano, os investimentos na formação profissional por meio do Qualifica Bahia e do programa Trilha vão superar os números de 2023. “Esses dois programas, em 2024, sofrerão acréscimo em seu orçamento, contemplando 205 cidades dos 27 territórios de identidade. Serão mais de 17 mil vagas para contribuir com a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho”, concluiu Geraldo Júnior.
Fonte: ASCOM Geraldo júnior