BrasilEsporteNordesteOlimpíadas

Quatro baianos integram delegação de canoagem de velocidade nas provas dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Isaquías Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes e Valdenice Conceição são os quatro baianos que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Integram, ainda, a delegação brasileira de provas de velocidade, os canoístas Ana Paula Pergut (Paraná) e Vagner Souta (Mato Grosso).

A lista oficial foi divulgada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) na quinta-feira, 4 de julho. Os atletas disputarão as provas olímpicas de 06 a 10 de agosto, em Vaires Sur Marne, França, comunidade distante cerca de 30 quilômetros de Paris, sede dos Jogos.

Dos baianos convocados, Mateus Nunes, 18 anos, e Valdenice Conceição, 34, farão suas estreias em Jogos Olímpicos. Já Isaquías Queiroz, único atleta convocado em mais de uma prova – ele disputará o C1 1000m e o C2 500m – vai para sua terceira Olimpíada, enquanto Jack Goldman está em sua segunda edição.

Foto: Ascom/Sudesb

Primeira mulher brasileira a participar de uma prova de canoagem em uma Olimpíada, Valdenice Conceição comemora a representatividade feminina ganhando espaço nas Olimpíadas, especialmente com o número igual de atletas homens e mulheres.

“Como mulher no esporte, eu vi a luta para alcançar essa igualdade. Para mim, foi uma grande vitória ver a nossa entrada e agora poder representar ainda mais. É muito gratificante estar nas Olimpíadas e ver a igualdade no esporte acontecendo, especialmente para nós mulheres. O clima olímpico é único, tanto para os estreantes quanto para os medalhistas veteranos”, explica Valdenice, que disputa o C1 Feminino 200 metros.

Projeto social

Oriundo do projeto social então denominado Remando no Rio de Contas, hoje Remando em Águas Baianas, e financiado integralmente desde 2017 pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Mateus Nunes também comemora sua primeira Olimpíada “Com certeza, é um privilegio estar nas olimpíadas pela primeira vez, ainda mais com a idade que eu tenho hoje. Estar aqui com os melhores atletas do mundo é gratificante demais. Vai ser um orgulho poder representar o meu país”, conclui Matheus que competirá no C1 Masculino 1000 metros.

Foto: Ascom/Sudesb

O treinador, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Matheus. “Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Matheus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquías Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”, explica Lauro.

Brasileiros convocados:
Isaquias Queiroz – C1M1000 e C2M500;
Jacky Godmann – C2M500;
Mateus Nunes Bastos – C1M1000;
Ana Paula Pergutz – K1W500;
Valdenice Conceição – C1W200;
Vagner Souta – K1M1000.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Time Brasil / Divulgação

Related posts

Aeroporto desativado em Belém será sede da COP30 em 2025

Fulvio Bahia

Caravana Brasil Cigano chega ao Nordeste para construir políticas públicas

Fulvio Bahia

Judô: Seletiva feminina traz novidades para reta final do ciclo Paris 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais