ArteCulturaLiteraturaSalvador

QUER DESENHAR COMIGO? Educadora e escritora baiana lança livro infantil na FLIPELÔ que estimula criatividade da criança


Natural de Nazaré das Farinhas, Ionã Scarante apresenta segundo livro infantil no dia 10 de agosto, no Pelourinho

A criançada que se prepare porque a FLIPELÔ 2024 promete grandes atrações culturais para o público infantil. O evento, que acontece no Centro Histórico, tem programação diversificada com presença de escritores que prometem atrativos que vão além da leitura. Uma das participações confirmadas é da escritora Ionã Scarante, que lança seu segundo livro infantil: “Quer desenhar comigo?” durante o encontro. A estreia da obra está marcada para o dia 10 de agosto, às 11h, no Espaço Infantil Mabel Veloso.

Animada com o lançamento, a escritora enaltece a importância do ato de desenhar. Além da ludicidade, o desenho contribui para o desenvolvimento da criança. “O livro nasceu de experiências do cotidiano com minha filha, Maria Flor, que sempre amou desenhar. Riscava até as paredes (risos). De repente, ela disse que estava triste e que não iria mais desenhar e o motivo me surpreendeu. Minha pequena falou que ninguém elogiava seus desenhos. A falta de retorno sobre suas artes a deixava incomodada, o que despertou em mim a ideia de produzir um livro cheios de rabiscos feitos por ela e pelo meu caçula, Henrique, que logo começou a revelar também o seu lado artista”, conta a autora.

Depois de guardar pastas e pastas com desenhos dos filhos, Ionã decidiu produzir o livro, que tem 36 páginas, recheadas de possibilidades. A escritora, que começou a compreender ainda melhor os seus pequenos através dos rabiscos, ressalta o valor do desenho como ato de expressão. “Através das gravuras é possível perceber a evolução do desenvolvimento das crianças, como também entender o que elas pensam e sentem. Com lápis nas mãos, eles conseguem mostrar um mundo de imaginação que existe em suas cabeças”, destaca a escritora.

Além do lançamento do seu livro, Ionã Scarante também realizará uma oficina de criação com as crianças e famílias. No encontro, papel em branco e muito lápis de cor, giz de cera para que os pequenos brinquem com a imaginação. “Espero contar com a presença de muitas famílias. E que essa história encontre pouso em muitas casas, salas de aula e em qualquer lugar em que a leitura possa encontrar aconchego”, convida a autora.

O livro Quer desenhar comigo? , publicado pela Editora Mente Aberta, foi ilustrado por Débora Ayane Caitano, que teve inspiração nos desenhos feitos pelos filhos de Ionã Scarante. O prefácio é assinado pela escritora baiana Emília Nuñez¸que ganhou o prêmio Jabuti em 2023, com o livro Doçura.

Minibiografia
Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. Doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano). Membro dos seguintes coletivos: Inbalê, Confraria Poética Feminina e Confraria de autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). É organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e do livros infantis Quer desenhar comigo? (2024) e Anjo de Barro (2022).

Serviço
O que? Lançamento do livro Quer desenhar comigo?
Onde? Espaço Infantil Mabel Veloso, Flipelô, Pelourinho, Salvador
Quando? 10 de agosto, às 11h
Como? Mais informações sobre o lançamento no Instagram da autora

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada

Related posts

Grupo teatral de Irecê representa o Brasil em festival europeu

Fulvio Bahia

Circuito Afrobapho movimenta Novo Horizonte nos dias 18 e 19

Fulvio Bahia

Operação Chuva 2023: Secis iniciou plantio de árvores na manhã desta segunda-feira (27)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais