BahiaGoverno do EstadoPovos Quilombolas

Quilombolas de Muquém do São Francisco recebem posse de terra 

A Comunidade Quilombola Jatobá, situada no município Muquém do São Francisco, no oeste baiano, recebeu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o documento que assegura o direito de ocupar seu território. A solenidade de imissão de posse aconteceu na última quarta-feira (30), com as presenças do superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos José Borges, e  da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães. 

O presidente da Associação do Quilombo Jatobá, João Rodrigues da Silva, afirmou que a conquista é resultado de décadas de luta. “É um sonho que foi realizado e representa liberdade para o nosso povo”, sintetizou. 

Certificada pela Fundação Cultural Palmares desde 2004, a comunidade é formada por 158 famílias. A área era composta por uma propriedade particular, que foi desapropriada, e por terras da União, que já haviam sido tituladas.  “Estamos dando passos concretos para que essa luta histórica, ancestral, que envolve descendentes daqueles que foram escravizados e permaneceram nessa terra, constituíram família e conquistaram direitos, possam ter a titulação dessa área e continuar promovendo o desenvolvimento sustentável”, ressaltou a titular da Sepromi. 

A regularização fundiária é mais uma importante ferramenta, aliada a uma série de outras iniciativas, no combate às violações dos territórios quilombolas. A partir de agora, a comunidade poderá utilizar todas as áreas para a prática da agricultura e da pecuária, que são as principais fontes de renda e subsistência “A imissão de posse traz segurança jurídica para as famílias e permite também que elas tenham acesso a uma série de políticas públicas, entre elas linhas de crédito”, destacou o superintendente do Incra na Bahia. 

Fonte: Ascom/Sepromi
Foto: Divulgação

Related posts

Governo do estado convoca 3.492 estudantes aprovados no Programa Partiu Estágio

Fulvio Bahia

Jerônimo destaca importância da comunicação para o fortalecimento da democracia, durante fórum na capital

Fulvio Bahia

Governo do Estado lança Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente para atuar nos 27 territórios de identidade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais