ArteCulturaFeiraLiteraturaMunicípios

Quinta edição da FLIU – Festa Literária de Uauá, acontece em novembro

O município de Uauá, no sertão baiano, se prepara para viver mais uma vez a sua tradicional festa literária, que este ano homenageia o grande e saudoso escritor nordestino Ariano Suassuna. A quinta edição do evento será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro.

Consagrado como encontro literário mais animado do Brasil, a FLIU – Festa Literária de Uauá, tem o propósito de proporcionar aprendizado e conhecimento e também busca ressaltar o que há de belo na literatura e nas artes geradas na região localizada a 420 quilômetros de Salvador, com uma população de cerca de 25 mil habitantes.

Amplamente reconhecida como capital do bode e do umbu, além da alegria e acolhimento de um povo fortemente ligado a diversas manifestações culturais, Uauá contará com três dias intensos de mesas de debates, apresentações musicais e de outras expressões artísticas, com nomes como Gil Vicente Tavares, José Eduardo Agualusa, Jessica Caitano, Flávio Leandro, Flaira Ferro, Maciel Melo e artistas locais, além da emocionante Fliuzinha com programação voltada para os leitores infantis.

Com as atividades acontecendo em lugares e horários diversos, a FLIU também vai contar com uma exposição do artista visual J. Borges, além da presença de estudantes da rede municipal de ensino que terão a oportunidade de apresentar suas criações artísticas.

Como explica a professora Mércia Ferreira, uma das idealizadoras da FLIU, a festa surgiu de diversas necessidades, sendo a maior delas, a ausência de um evento literário naquelas bandas dos sertões.

“Era questão de honra para uma região tão literária, em muitos sentidos, preencher esse vazio. E tornou-se um sucesso. Agora, realizar a 5ª edição da Fliu é primordial para a cultura local, seja pelo critério de variedade da programação, que reúne a boa literatura, a boa música, as artes plásticas, o artesanato, a culinária e outras linguagens, seja pelo critério de público presente e também pela repercussão positiva”, acrescenta Mércia.

Já o poeta-cantador Maviael Melo, que integra a curadoria da festa literária, pontua que Ariano Suassuna sempre acreditou na força da cultura brasileira, especialmente a nordestina, e na capacidade de superação do povo, sem perder o humor e a esperança.

“O paraibano Ariano Suassuna, autor de obras icônicas como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, fundador do Movimento Armorial, conhecido por valorizar a cultura nordestina e enriquecer o nosso patrimônio cultural. Por isso mesmo, foi o escritor escolhido como homenageado na FLIU 2024”, justifica o artista.

A quinta edição da Festa Literária de Uauá – FLIU, é uma realização da Uauá Iniciativas Culturais.

Serviço:
O que: FLIU – Festa Literária de Uauá
Quando: 14 a 16 de novembro de 2024
Onde: Uauá, Bahia
Mais informações: instagram.com/fliuoficial/

Fonte / Card: Assessoria de Imprensa

Related posts

Porto Seguro: Nova sede da Defensoria Pública da Bahia será inaugurada nesta segunda-feira (27)

Fulvio Bahia

Após polêmica no São João de Campina Grande, Prefeitura se desculpa com Flávio José; confira

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura realiza programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no projeto “Faça Bonito”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais