Governo do EstadoRacismoViolência

Racismo estrutural nas relações de consumo é tema de seminário do Procon-BA

Discutir estratégias de combate ao racismo nas relações de consumo na Bahia. Com esse objetivo, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), realizará a segunda edição do Seminário “Racismo nas Relações de Consumo”, nos dias 30 e 31 de outubro, no Hotel Fiesta Bahia. O evento, que integra a programação do Novembro Negro do Governo do Estado, propõe um debate que visa apontar medidas para o enfrentamento do racismo estrutural na oferta de bens e serviços à população baiana, que é formada, em sua maioria (80,9%-IBGE), por pessoas pretas e pardas.

Com inscrições já esgotadas, o evento será transmitido pelo Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=0hXNVhpwjaI. Profissionais, gestores, professores e estudantes podem participar da atividade, realizada em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), e o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo).


Na abertura, dia 30, às 17h, a palestra magna “O Combate ao Racismo no Brasil”, será ministrada pelo professor da Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), Mário Lisboa Theodoro. Na terça-feira, 31, das 8h30 às 17h, outros especialistas participarão dos painéis temáticos, entre os quais a também professora da UNB, Rebecca Lemos Igreja, que tratará do tema “Desafios e Perspectivas da Discriminação Racial na Sociedade de Consumo”.

O tema “O Código de Defesa do Consumidor como instrumento estratégico no combate ao racismo e à discriminação”, ficará a cargo do coordenador de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Vitor Hugo Ferreira. O professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBBA), Richard Santos, falará sobre “Como enfrentar o racismo na mídia e no mercado”. A mesa redonda “Diretrizes para o enfrentamento do racismo nas relações de consumo no Estado da Bahia” terá participação do secretário da SJDH, Felipe Freitas, e será mediada pela presidente do IPS Consumo e ex-secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Diretrizes – O ciclo de debates proposto pela SJDH segue uma tendência nacional pela adoção de diretrizes que orientem ações e a instauração de políticas de proteção, exaltando princípios e práticas para o enfrentamento do racismo estrutural com efeitos nas relações de consumo. A proposta é apontar práticas de proteção à pessoa negra e ações educativas e afirmativas de promoção da igualdade racial, com indicativo de medidas a serem adotadas na defesa dos direitos dos/as consumidores/as e o enfrentamento do racismo nas relações de consumo.

O primeiro debate promovido pela SJDH sobre o tema, em setembro último, marcou o ato em celebração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Na palestra proferida pelo professor de Direito do Consumidor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e ex-superintendente do Procon-BA, Sérgio São Bernardo, foram abordados pontos do CDC voltadas à garantia da igualdade de direitos e destacou a importância de abordar o tema em um estado como a Bahia, que possui o maior número de consumidores negros e pardos do país.

PROGRAMAÇÃO:

30/10

17h: Cerimônia de Abertura

Palestra Magna: “O Combate ao Racismo no Brasil”

Convidado: Mário Lisboa Theodoro- professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UNB).

31/10: PAINÉIS TEMÁTICOS

8h30 às 10h: “Desafios e Perspectivas da Discriminação Racial na Sociedade de Consumo”

Palestrante: Rebecca Lemos Igreja – professora da UNB

Debatedora: Ângela Guimarães – secretária de Promoção da Igualdade Racial e de Pobres e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia

Moderador: Luiz Alberto dos Santos –– Assessor Especial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH)

10h às 11h30: “O Código de Defesa do Consumidor como instrumento estratégico no combate ao racismo e a discriminação”.

Palestrante: Vitor Hugo do Amaral Ferreira – coordenador de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon)

Debatedora: Dra. Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vaz – Promotora de Justiça

Moderador: Tiago Venâncio – Superintendente do Procon-BA

12h às 13h30- Intervalo

13h30 às 14h30: “Como Enfrentar o Racismo na Mídia e no Mercado”

Palestrante: Richard Santos – professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, IHAC/UFBA e do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Moderadora: Trícia Calmon – superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SUDH/SJDH)

14h30 às 15h- Apresentação do Case: Programa de Trainee para Negros da Magazine Luiza

Palestrante: Luiz Alexandre Liporoni – diretor Jurídico do grupo Magazine Luiza

15h às 17h- Mesa Redonda: “Diretrizes para o Enfrentamento do Racismo nas Relações de Consumo no Estado da Bahia”

Moderadora: Juliana Pereira – presidente do IPS Consumo e ex-secretária Nacional do Consumidor

Fonte: Ascom/SJDH
Imagem: Divulgação

Related posts

Governo do Estado e RBD inauguram nova central de laudos com tecnologia avançada e geração de empregos

Fulvio Bahia

Obras do novo PAC promovem melhorias para bairros da Cidade Baixa

Fulvio Bahia

Prêmio de Boas Práticas alcança 218 projetos inscritos na edição 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais