Agricultura FamiliarBahiaEducação AmbientalMeio AmbienteSustentabilidade

Reciclômetro: Coleta Seletiva Solidária destinou para reciclagem mais de 1 tonelada de materiais recicláveis

Durante a 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Ecosol foram coletados 1.129,500 Kg de resíduos sólidos

O projeto Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária realizado pela ONG CAMA, junto com os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados que integram os seguintes empreendimentos econômicos solidários: Canore, Camapet, Cooperes, Cooperbari, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, uniu esses profissionais pela primeira vez, para a promoção de ação socioambiental, em um grande evento.

Para a realização da coleta seletiva solidária, os catadores(as) de materiais recicláveis utilizaram um ecobag (sacola sustentável) produzidas pelas costureiras do Costura Solidária Sustentável, a partir da reutilização de banners, o empreendimento econômico solidário está localizado na capital baiana, sendo fomentado e apoiado pelo CAMA. Também desenvolveram ações de educação socioambiental para orientação do público sobre a importância da reciclagem.

De acordo com Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, “uma grande inovação do projeto, desenvolvida pela ONG CAMA foi o lançamento do Reciclômetro, uma tecnologia socioambiental, que apresentou diariamente a quantidade de materiais recicláveis desviados do aterro sanitário e encaminhados para a reciclagem, resultando em mais de 1 tonelada de materiais recicláveis: vidro (573,5 Kg), plástico (210,3 Kg), papel (189,6 Kg) e metal (155,8 Kg) ”.

Outro grande destaque apresentado pelo CAMA foi a divulgação dos Eco Indicadores da ação, demonstrando os benefícios socioambientais promovidos pelo projeto. Segundo Ana Carine Nascimento, coordenadora executiva do CAMA “houve uma economia de 12.394,09 litros de água, neutralizadas 1,79 t de emissões de dióxido de carbono (CO2), redução da extração de 286,14 litros de petróleo, evitou-se a derrubada de 03 arvores, economia de 9.661,50 KWh de energia, (equivalente a 4 meses de consumo de uma TV LED ligada) e redução de envio de mais de uma tonelada de resíduos sólidos para o aterro sanitário”.

O projeto Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). E ocorreu desde o dia 13 e foi até 17 de dezembro de 2023, no Parque Costa Azul, em Salvador, durante a 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.  

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte: ASCOM CAMA
Foto: Fulvio Bahia / Arquivo Caderno Baiano

Related posts

Conder e Senai Cimatec firmam parceria para implementar metodologia de construção na construção

Fulvio Bahia

Prefeitura e Projeto Baleia Jubarte fomentam turismo de observação de baleias em Salvador

Fulvio Bahia

Embasa investe quase R$ 1 bilhão em 2023 e prepara maior programa de saneamento na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais