ArteCulturaExposiçãoReligiosidade

‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro realiza exposição gratuita em Niterói-RJ 

Reunindo 35 obras e 03 Esculturas, a mostra acontecerá no Espaço Cultural Correios Niterói, a partir do dia 03 de agosto

Enaltecendo o Candomblé e o catolicismo, o artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido internacionalmente como o “Pintor dos Orixás”, reuniu 35 obras e 03 esculturas para a exposição “Conecte-se com o Sagrado”, no Rio de Janeiro. O lançamento da mostra gratuita acontece no Espaço Cultural Correios Niterói, no sábado, 03 de agosto, a partir das 15h. O espaço estará disponível para visitação até 28 de setembro, de terça a sábado, das 12h às 19h.

Sob curadoria da francesa originária da Nigéria, da tribo Iorubá, Ifedolapo Onikoyi, a mostra dá continuidade ao projeto ‘Ecos dos Orixás’, mas com uma nova perspectiva: além de ter obras que registram a herança cultural de divindades de matriz africana, como Iemanjá, Oxóssi, Xangô e Ogum, também apresenta santos católicos, a exemplo de São Jorge e Nossa Senhora Aparecida.

Em Niterói, um dos destaques vai para a “Santa Ceia dos Orixás”, com 4,40m de comprimento por 1,60m de altura. É a primeira vez que a obra será exposta. Antes de chegar ao Rio para fechamento da agenda, “Conecte-se com o Sagrado” esteve na galeria Ninoiarte, em Lisboa, com curadoria de Vera Furtado. 

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, o pintor Ed Ribeiro coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador. A técnica consiste em derramar a tinta de forma fluida, numa superfície na posição horizontal, dando forma a arte pretendida. 

Dono de uma carreira de sucesso nos EUA e na Europa, o pintor coleciona conquistas como ser laureado na Academia de Letras e Ciências das Artes de Paris, a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu na capital francesa em 2014, além de estar presente em outros países, a exemplo de Grécia, Noruega e Suíça. Ed Ribeiro também já recebeu homenagens no Carnaval e tem uma bibliografia, escrita por Daniel Marx.

Com Instalações Artísticas, o piso do espaço no Espaço Cultural será coberto por folhas, com o intuito de gerar nas pessoas presentes uma conexão com as forças da natureza durante a mostra. As instalações são: homenagem à Mãe Stella de OXÓSSI, O Alá de OXALÁ, Chuva de Pipocas à OBALUAIÊ e Fitas Senhor do Bonfim. “Será uma verdadeira conexão com as boas energias dos Orixás. A folha tem uma importância vital para o povo do Axé, sem ela é impossível realizar qualquer ritual. Não se cultua o Orixá sem folha. Folha é tudo!”, explica o artista.

Ed Ribeiro também destaca a oportunidade de levar seu trabalho para o Espaço Cultural. “Poder estar em dos melhores espaços de arte do Brasil, no centro onde há toda a cultura do Rio de Janeiro é uma honra. Considero uma benção divina expor no Espaço Cultural Correios, ocupando duas salas e com uma das mais conceituadas. Para mim, é a realização de um sonho no mundo da arte, principalmente que comecei tardiamente a pintar, com 52 anos”..

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Ressaca do Arraiá do Bier em Salvador no dia 09/07

Fulvio Bahia

Com obras de 48 artistas, Exposição “Ecos Malês” marca a abertura do mês da Consciência Negra na Casa das Histórias de Salvador

Fulvio Bahia

“Mulheres que Nascem com os Filhos”: Samara Felippo e Carolinie Figueiredo apresentam espetáculo na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais