Agricultura FamiliarBahia

Reforma Agrária e práticas agroecológicas: Garantindo o direto à terra e a produção de Chocolate Orgânico no Baixo Sul

A produção de chocolates no assentamento Dois Riachões, localizada na cidade de Ibirapitanga, no Baixo Sul da Bahia, está relacionada à luta pelo direito à terra e à busca por melhores condições de vida para os agricultores locais. A região tem uma história marcada pela agricultura familiar e pelo protagonismo de famílias produtoras de cacau.

A luta pelo direito à terra remonta a um contexto histórico de concentração fundiária, em que grandes propriedades rurais dominavam a região. A luta dos assentados de Dois Riachões e outros assentados e agricultores familiares, visava reivindicar a posse da terra para garantir a sustentabilidade de suas atividades e a preservação da cultura local.

A produção de chocolates na região é uma alternativa econômica importante para os agricultores. O cacau é cultivado de forma sustentável, seguindo práticas agroecológicas que priorizam o respeito ao meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Os produtores locais têm se dedicado a melhorar a qualidade do cacau e aprimorar as técnicas de manejo orgânico, colheita, fermentação e secagem dos grãos, o que contribui para a obtenção de chocolates de alto padrão.

Além disso, o assentamento tem investido em processos de beneficiamento do cacau, como a produção de chocolate artesanal. A valorização dos saberes tradicionais e a promoção do sistema agroalimentar local são aspectos importantes para fortalecer a economia da região e garantir a autonomia dos agricultores e agricultoras. O assentamento possui 40 famílias e produz 160 hectares de cacau no sistema Cabruca, garantindo 25 toneladas de amêndoas de cacau orgânicos por ano.

“A luta pela reforma agrária popular para nós não se restringe apenas a um pedaço de terra, mas alinhar o conhecimento tradicional das famílias e a educação do campo no intuito de buscar novos conhecimentos para, a partir da Matriz da Agroecologia, desenvolver formas de convivência com o Bioma Mata Atlântica e o sistema Cabruca, contribuindo para uma produção de alimentos saudáveis para abastecer a população do campo e da cidade. Sendo assim, a reforma agrária cumpre a função social”, conta Luciano Ferreira, agricultor familiar agroecológico do assentamento.

Vale ressaltar que a produção de chocolates em Dois Riachões não se restringe apenas à fabricação do produto final, mas também envolve a promoção do turismo rural, agroturismo e a culinária agroecológica no assentamento. Visitantes têm a oportunidade de conhecer as plantações de cacau, participar de atividades relacionadas à produção de chocolate, degustar os produtos e vivenciar a cultura da comunidade.

A valorização da produção de chocolates contribui para a geração de renda e emprego na região, fortalece a identidade local e promove a preservação do meio ambiente. Essa iniciativa também colabora para a conquista do direito à terra, pois a atividade econômica sustentável se torna um argumento importante na defesa da posse da terra pelos agricultores baianos.

ATER

Em assistência técnica e extensão rural (ATER), o Território do Baixo Sul conta com investimentos, em execução, de aproximadamente R$ 15,2 milhões do Governo do Estado. São agricultores e agricultoras familiares, principalmente, alcançados pelas Chamadas Públicas da Bahiater: ATER Biomas, ATER Mulheres, ATER Agroecologia e ATER Sustentabilidade, além do convênio com o CIAPRA, Consórcio regional, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Fonte: Ascom/SDR

Related posts

Alunos da rede estadual apresentam propostas para a educação ao governador da Bahia durante Encontro de Lideranças Estudantis

Fulvio Bahia

Sedur e CTB realizam vistoria antes de início da operação do Tramo III do metrô

Fulvio Bahia

SAC promove atendimento de RG exclusivo para crianças no interior

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais