CulturaTeatro

Reforma da Sala Principal do TCA é tema do “Conversas Plugadas”

Paul Scarbrough e José Augusto Nepomuceno se unem para falar da arquitetura e acústica deste grandioso projeto

Neste mês de novembro, o Governo da Bahia anunciou e publicou a licitação para a obra do prédio principal do Teatro Castro Alves (TCA), dando seguimento à terceira etapa do projeto do Novo TCA, com a modernização da sua Sala Principal, o restauro do Foyer, a requalificação do Jardim Suspenso, além de intervenções no Centro Técnico do TCA e em estruturas de toda a edificação. Agora, nesta terça-feira, 28 de novembro, às 18h, na Sala do Coro do TCA, o projeto “Conversas Plugadas” apresenta o experiente designer acústico e arquiteto norte-americano Paul Scarbrough, diretor do Akustiks (Connecticut, EUA), numa conversa mediada pelo renomado arquiteto brasileiro José Augusto Nepomuceno, do Acústica & Sônica (São Paulo, BRA), sobre arquitetura e acústica na reforma da Sala Principal do TCA. O evento é voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes de arquitetura, engenharia, patrimônio, som, música, teatro, técnicas do espetáculo e qualquer pessoa interessada no assunto. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

A dupla, internacionalmente reconhecida, vai falar sobre os parâmetros aplicados no projeto da reforma, suas fases e detalhes, tomando como base a análise da arquitetura de teatros modernos e exemplos de intervenções em teatros históricos no Brasil e exterior.

O Acústica & Sônica, especializado em acústica e tecnologias de espaços de escuta sensível, é um dos mais importantes escritórios da área no Brasil e no mundo, e foi contratado para a missão da concepção das intervenções técnicas neste que será o foco da reforma: a personalidade sonora do teatro. José Augusto Nepomuceno, que atua desde 1978 na área de consultoria de acústica, tem entre seus projetos notáveis o projeto acústico da Sala São Paulo e Sala Minas, e adicionará a Sala Principal do TCA em seu currículo.

Nepomuceno é o braço no Brasil do Akustiks, que se configura como uma equipe de profissionais acústicos talentosos e bem-sucedidos que desempenharam papéis centrais nos mais marcantes sucessos de design acústico da atualidade. Seu foco é criar espaços que sejam maravilhosamente afinados para ouvir apresentações orquestrais, musicais e teatrais que deslumbrem o público. Paul Scarbrough, diretor da empresa, tem mais de 30 anos de experiência e foi responsável pelas reformas do Severance Hall para a Orquestra de Cleveland, do Concert Hall do Kennedy Center e dos teatros New Amsterdam e New Victory na Broadway. Seus outros créditos em projetos incluem o Oklahoma City Civic Center Music Hall e o Whitaker Center for Arts and Sciences em Harrisburg, Pensilvânia. Interessado em projetos que resultam de uma integração entre arquitetura e acústica, Paul realiza extensos estudos para entender melhor como os músicos ouvem no palco.

CONVERSAS PLUGADAS – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes e cultura, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos-culturais, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais do campo.

Conversas Plugadas

Com: Paul Scarbrough

Mediação: José Augusto Nepomuceno

Quando: 28 de novembro de 2023 (terça-feira), 18h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: Gratuito (sujeito à lotação)

Fonte: ASCOM TCA
Imagem: Divulgação

Related posts

Estação Imbuí recebe exposição com obras produzidas a partir do lixo

Fulvio Bahia

Cantor Bruno Barroso lança versão da música Charles Ylê de Carlinhos Brown

Fulvio Bahia

Centro Histórico de Salvador terá 25 dias de São João; confira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais