Esporte

Regata Aratu-Maragojipe reúne velejadores da Bahia e de outros oito estados

A 54ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, uma das mais tradicionais do Brasil, foi disputada, no último sábado (26), por cerca de 1.200 velejadores, divididos em 140 embarcações. A prova, que teve apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), atraiu, além de baianos, participantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O percurso tem 30 milhas náuticas (cerca de 55 quilômetros), com navegação pela Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu, passando por belos cenários naturais.

A competição, que atrai grandes nomes da náutica, como Lars Grael, Aleixo Belov, Júlio Esteves e a família Schürmann, este ano contou com o duas vezes medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos e cinco vezes campeão mundial Maurício Santa Cruz, do Rio de Janeiro. “É a terceira vez que participo dessa regata que é, realmente, muito bonita e atrai muitos velejadores do Sudeste e Sul do país”, revelou.

“Participamos de regatas por todo o país e a Aratu-Maragojipe é uma das mais bonitas e prazerosas, mas também dura em termos de competitividade”, declarou Rogério Rosa, que veio de São Paulo com um grupo de amigos.

“Este é um evento que promove o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos para o Brasil e o mundo. Tivemos 40 embarcações com tripulantes de outros estados, que ficaram impressionados com a beleza do percurso. Nossos agradecimentos à Setur-BA pelo patrocínio e pelas obras náuticas que convidam os velejadores a retornar à região”, disse Marcelo Fróes, organizador da regata.

Na largada, os barcos se concentraram próximo à Ilha de Maré, onde a Setur construiu o terminal turístico e o atracadouro de Botelho, uma das 11 obras do programa de incentivo ao turismo náutico (Prodetur), desenvolvido pela Setur-BA na Baía de Todos-os-Santos.

Apoio

A Setur também apoiou a realização de outros eventos. No domingo (27), foi a vez do Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim, com apresentações de grupos de samba e a participação de restaurantes da maior feira da América Latina, que é ponto turístico importante da capital baiana. Também em Salvador, na sexta-feira e sábado (dias 25 e 26), o Núcleo de Endodontia Avançada da Bahia reuniu 500 dentistas da Bahia, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais em seu sétimo encontro técnico.

Na Costa do Cacau, a Semana de Inovação de Ilhéus, entre os dias 22 e 24, contou com seminário específico para o setor turístico. Na oportunidade, a superintendente de Promoção e Servidos turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme, participou de um painel sobre turismo gastronômico e de visita técnica à vila Rio do Engenho.

Fonte: Ascom/Setur
Foto: Tatiana Azeviche / Setur

Related posts

Judô: Brasil brilha no Open da Bahia e fecha evento com 50 medalhas

Fulvio Bahia

Bahia duela contra Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Fulvio Bahia

Bahia goleia o Volta Redonda por 4 x 0 e avança na Copa do Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais