BahiaGoverno do EstadoSustentabilidade

Renda Familiar cresce com avicultura sustentável em comunidade rural de Malhada de Pedras

Na comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, a vida está ganhando um novo ritmo e os moradores têm os galinheiros como protagonistas desta transformação. Graças ao projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, que implantou 20 galinheiros na região, a comunidade está experimentando um crescimento econômico que está aquecendo os lares e os bolsos dos moradores.

A agricultora Ivaneide Ataíde Lisboa está entusiasmada com a mudança. “Antigamente a gente criava as galinhas sem estrutura e não tinha um espaço para aumentar a produção. Com esse investimento, agora tenho galinha e ovos pra vender”.

Ivaneide destaca os benefícios da ação. “Faço entrega toda semana para Vitória da Conquista, Brumado e na feira livre de Malhada de Pedras. São cerca de sete dúzias por semana. Agora a produção de aves traz uma renda para a família e também é usada no consumo. Abasteço a minha casa e a dos meus filhos”.

Para alcançar esse sucesso, a comunidade contou com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que fortaleceu ainda mais o vínculo entre os agricultores locais, com boas práticas de manejo.

O sucesso não se limita a Ivaneide. Antônio Lima também compartilha sua história de progresso. “O projeto nos deu o benefício da renda. Criamos galinha poedeira e agora podemos dar manutenção das aves com tudo o que aprendemos com os técnicos de Ater, que foi importante na orientação das boas práticas e na criação. Comercializo em feiras livres e na comunidade. Assim, estou garantindo minha sobrevivência no meio rural”. diz Antônio com orgulho.

E as novidades não param por aí. Na comunidade, a Unidade de Beneficiamento de Mandioca está nos ajustes finais para ser inaugurada. A ação promete adicionar um novo capítulo à história local, uma vez que os ovos produzidos nos galinheiros serão um ingrediente chave na elaboração de deliciosos bolos e biscoitos.

A iniciativa da CAR está mudando não apenas a paisagem da região, mas também a realidade das famílias que ali vivem. A união entre o investimento em galinheiros e a assistência técnica especializada resulta em uma comunidade mais próspera e preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o meio rural oferece. A cada ovo colhido e vendido, as famílias agricultoras de Lagoa das Cacimbas mostram a força da agricultura familiar.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Funceb abre mais de 1.500 vagas em Cursos de Verão na Escola de Dança

Fulvio Bahia

Programa Corra pro Abraço passa a atender mais quatro municípios baianos

Fulvio Bahia

Projeto Viva Horta: edital do SDR investe de R$ 4 milhões em segurança alimentar e geração de renda

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais