Obra foi destruída após ataque criminoso
A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), dá início à etapa de confecção da réplica da escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que deverá ser colocada no lugar do monumento, bem como restauração e pintura da saia do orixá, que fica logo atrás do trono, em até noventa dias, contados a partir da publicação do resumo do contrato no Diário Oficial do Município (DOM).
Com investimento de R$ 170 mil, a obra será confeccionada pelos filhos de Tatti Moreno, André e Gustavo Moreno, em resina de poliéster, fibra de vidro e gel coat isofitálico, com propriedades extinguíveis e proteção uv, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.
Fernando Guerreiro, presidente da FGM, afirma que “a estátua de Mãe Stella sentada em seu trono já está em construção. Os filhos de Tatti estão confeccionando, com o mesmo molde já existente, que foi desenvolvido por seu pai. A saia do Oxóssi também será recuperada e pintada, de maneira que o conjunto volte a ficar completamente restaurado.”.
A recuperação do monumento (no caso, a feitura da réplica) visa combater e conscientizar a população em geral contra práticas de vandalismo dessa natureza, assemelhadas a atos de intolerância religiosa.
Fonte: ASCOM FGM
Foto: Divulgação