Eleições 2024Movimento SocialPartidos PolíticosPolítica

Reunindo mais de 250 pré-candidatos, MST inicia encontro de preparação para as eleições municipais

Entre os dias 9 a 11 de julho, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará uma Plenária Nacional das Pré-candidaturas do movimento

Com a presença de pré-candidatos e pré-candidatas de todo o país, o MST iniciou nesta terça-feira (09) sua Plenária Nacional preparatória para as eleições municipais. A iniciativa que reúne mais de 250 pré-candidatos e pré-candidatas que vão participar da disputa para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em diversos municípios do Brasil acontece na Escola Nacional Florestan Fernandes (Enff) e organiza uma ampla programação de estudo e planejamento para a disputa institucional.

Com programação até a próxima quinta-feira (11), a Plenária recebe lideranças partidárias, representações de movimentos populares, além de parlamentares em apoio às pré-candidaturas do Movimento Sem Terra.

“Estamos tendo a oportunidade de organizar um time de militantes do MST com a capacidade de conduzir um importante debate com a sociedade nesse período eleitoral”, destacou João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST.

De acordo com Rodrigues, a Plenária Nacional cumprirá o objetivo de formação e organização das pré-candidaturas do Movimento. “Esses dias reunidos devem nos ajudar no planejamento dos próximos meses de pré-campanha e campanha nos municípios que estamos inseridos, levando nossas ideias e construindo sínteses com a sociedade que contribua no acúmulo de força dos trabalhadores e trabalhadoras”, apontou.

Com a presença de Paula Coradi, presidenta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Orlando Silva, deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Simão Pedro, deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, o ato de abertura da Plenária recebeu a saudação dos partidos em apoio à iniciativa do Movimento Sem Terra na disputa eleitoral.

Foto: Priscila Ramos

“Aqui está a representação daqueles e daquelas que verdadeiramente vão simbolizar a luta e as demandas populares. Esse momento simboliza um salto de qualidade para que nessa nova fase o MST siga na vanguarda da luta política em nosso país”, sinalizou Orlando Silva, representando o PCdoB.

Já Paula, presidenta do PSOL, destacou o papel da unidade e organização na disputa eleitoral em 2024. De acordo com a presidenta do Partido Socialismo e Liberdade, o principal desafio desse processo é consolidar a derrota da extrema direita nos municípios.

“As eleições municipais são as eleições mais importantes, pois elas acontecem onde a vida se desenrola na prática”, pontuou Coradi. “É no município onde todas as desigualdades estruturantes da sociedade se expressam. E são nesses locais que devemos disputar corações e mentes, mas não de forma individual, fazer isso na coletividade”.

Ainda analisando a necessidade de construir derrota da extrema direita nos municípios brasileiros, Simão Pedro, do PT, ressaltou a importância das eleições de 2024 e o papel do MST na politização desse processo. “O MST tem legitimidade para indicar candidaturas, batalhar e eleger seus representantes. A Câmara Municipal pode e deve ser mais um território de luta, para disputarmos as pautas que são importantes para o nosso povo”.

A Plenária ainda receberá nos próximos dias a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, o fotógrafo Ricardo Stuckert, além de importantes nomes do marketing e estratégia eleitoral.

Fonte: MST
Foto: Priscila Ramos

Related posts

Polarização é vista como certa por Bruno Reis na lavagem do Bonfim

Fulvio Bahia

Lançamento da Pré-Campanha Adriano de Biriba e Florzão: Casa cheia em Pojuca!

Fulvio Bahia

“A Câmara é protagonista no Carnaval”, diz Carlos Muniz

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais