ArteCulturaLiteratura

Revista Geração de 20: Uma Celebração da Poesia no Portal do Sertão

A Revista Geração de 20, em sua 8ª edição, premiada pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo via Fundação Cultural do Estado da Bahia, consolida seu caminho de sucesso, levando poesia e cultura para o Portal do Sertão e além. Com o tema “Há Muita Poesia no Portal do Sertão”, esta edição celebra a riqueza da produção poética da região e homenageia autores e autoras que inspiram e transformam a realidade através da palavra.

A revista, que já se tornou um importante espaço de divulgação da literatura produzida em Feira de Santana e região, apresenta nesta edição poemas, além de ilustrações exclusivas de Ronaldo Agrestino, um dos fundadores do Movimento Poético Geração de 20.

“Nesta edição, buscamos ampliar o alcance da poesia, valorizando a diversidade de vozes e perspectivas que compõem o cenário literário do Portal do Sertão”, destaca Dee Mercês, editor-chefe da Revista Geração de 20.


Homenagens que Inspiram:

A 8ª edição da Geração de 20 presta uma homenagem especial a poetas e escritores que, com suas trajetórias e obras, contribuem para o cenário cultural do Portal do Sertão e da Bahia. “As ilustrações que compõem a capa desta edição buscam traduzir a beleza e a sensibilidade de cada poeta homenageado, criando um elo entre a imagem e a palavra”, ressalta Ronaldo Agrestino, artista responsável pelas ilustrações.

Conheça alguns dos nomes celebrados nesta edição:

● Irma Teixeira: Poeta nascida em Iaçu e radicada em Feira de Santana, Irma nos convida a contemplar a beleza do mundo natural através de seus versos, com sensibilidade e um olhar singular.
● Roberval Pereyr: Poeta, ficcionista, desenhista e editor, Roberval possui uma vasta obra premiada e reconhecida no cenário literário nacional.
● Jovina Souza: Poeta, contista e pesquisadora, Jovina é uma voz potente na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira.
● Renailda Cazumbá: Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, professora da UEFS e autora do livro “Orquídea Negra”, Renailda é uma referência na pesquisa sobre
literatura negra-brasileira e letramento literário.
● Edson Oliveira: Poeta e professor, Edson estreou como autor solo com o livro “Quando o girassol repousa sobre a noite”, uma obra que reflete a beleza e os mistérios da vida.
● Gilmara Belmon: Educadora e escritora, Gilmara dedica sua trajetória à educação pública e compartilha suas reflexões nas obras “Esperançar: mais que um verbo, um caminho” e “A Magia da Colcha de Retalhos”.
● Carla Brito: Jovem escritora, Carla estreou na literatura com a obra premiada “Taunina: entre escrevivências e poesias”, explorando temas como identidade e ancestralidade.
● Danilo Lumiano: Poeta, professor, agitador cultural e Secretário de Cultura de Irará, Danilo acredita na arte como mecanismo de transformação social e idealizou o Sarau Luminoso, um movimento irmão da Geração de 20.
● Mariana Paim: Poeta, professora, pesquisadora e militante feminista, Mariana publicou seus versos na 1ª edição da Geração de 20 e atua em projetos que visibilizam o protagonismo das mulheres nas artes.

Acessibilidade para Todos:

A Revista Geração de 20 está disponível gratuitamente em PDF, audioleitura e Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todos os públicos. “Acreditamos que a poesia deve ser acessível a todos. Por isso, investimos em diferentes formatos para que cada leitor possa se conectar com a literatura da forma que lhe for mais confortável”, afirma Ana Beatriz Nascimento, coordenadora de comunicação da Revista Geração de 20.

Para conhecer a 8ª edição da Revista Geração de 20, acesse o site www.geracaode20.org

Informações de contato:
Dee Mercês
deesmerces@gmail.com
75 9 9187-7652
Redes Sociais:
@deemercesg20

Fonte: Assessoria de Imprensa
Card: Ronaldo Agrestino

Related posts

Djangada Piano Jazz Trio se apresenta no Jazz Na Avenida, sexta-feira (10)

Fulvio Bahia

Modernização do Teatro Vila Velha incluirá novos equipamentos de som e acessibilidade

Fulvio Bahia

Grupo leva espetáculo “O Museu é a Rua” para monumentos de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais