Veículo jornalístico digital fundado no Recife (PE) em 2012 e focado em arte e cultura pop, a Revista O Grito! criou um selo voltado a publicações impressas contendo histórias em quadrinhos. Batizado de O Grito HQ!, o selo terá como primeiro lançamento o livro Fora do Padrão: 40 Anos de Quadrinhos LGBTQIA+.
Antologia organizada pelo quadrinista americano Justin Hall, a obra traz um panorama dos quadrinhos criados por artistas fora da cis-heteronormatividade e busca discutir temas como ativismo político, questões identitárias, a epidemia da Aids, a luta contra a homofobia, sexualidade e relacionamentos amorosos.
Reunindo artistas menos conhecidos e outros já renomados no meio, como Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse, a obra será lançada na capital paulista, em dois eventos: no dia 25 de novembro, no Bar A Ribeira, situado na Santa Cecília, e durante a ComicCon Experience (CCXP), que ocorre entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.
Com mais de 90 histórias, o livro também tem prefácio do pesquisador e autor de quadrinhos Chris Gonzatti e um artigo da cineasta e quadrinista Lana Wachowski, que é conhecida pelos filmes Matrix e Ligadas Pelo Desejo.
O selo voltado ao mundo dos quadrinhos não é a primeira iniciativa do gênero da Revista O Grito! A publicação já tinha lançado publicações impressas, a exemplo da revista de crítica e jornalismo sobre quadrinhos Plaf, que hoje tem sete números publicado, e sua irmã editorial, a Plaf Apresenta.
Fonte: Portal Imprensa
Imagem: Divulgação