EducaçãoEscolaGoverno do EstadoImprensa

Revista sobre Ruy Barbosa é lançada na rede estadual de ensino

O cartunista Gentil assina o projeto gráfico.

A rede estadual de ensino da Bahia conta com 1.075 unidades escolares, 230 apenas em Salvador, totalizando cerca de 700 mil alunos. Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, vai levar para essa turma a história de uma mais brilhantes da história do Brasil: o jurista, jornalista e político Ruy Barbosa.

Na última quarta-feira (24), as instituições promoveram o lançamento da revista “Ruy – do Sonho à Realidade”, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula.

Com ilustração do cartunista Gentil e roteiro do jornalista Chico Castro, um dos editores do Grupo A Tarde, a revista em quadrinhos apresenta o patrono dos Tribunais de Contas às novas gerações, por meio de uma linguagem inovadora. A história em quadrinhos foi lançada no 1º de março de 2023, data que marca o centenário de morte do Águia de Haia.

As instituições esperam que a obra seja utilizada como material de apoio a atividades didáticas, em escolas públicas e privadas, e em ações de estímulo ao exercício da cidadania. Criador do Tribunal de Contas da União (TCU), Ruy Barbosa marcou a história do controle, atuando a serviço da sociedade.

A obra que mistura ficção e realidade narra aventuras desde a infância do aluno prodígio à fase adulta do exponencial jurista. Revela, ainda, suas campanhas em defesa da abolição da escravatura.

Nascido em Salvador no ano de 1849, Ruy Barbosa viveu até os 16 anos na Rua Ruy Barbosa (antiga Rua dos Capitães), no imóvel que abriga o Museu Casa de Ruy Barbosa, pertencente à Associação Bahiana de Imprensa – em breve, o local, agora batizado de Casa da Palavra Ruy Barbosa, passará por reestruturação. Ele se destacou nacionalmente na então capital federal, o Rio de Janeiro, estado onde faleceu em 1º de março de 1923, na cidade de Petrópolis.

Fonte: ASCOM ABI
Foto: Divulgação

Related posts

Governo da Bahia adere à nova ferramenta do WhatsApp para compartilhar notícias e informações com a população

Fulvio Bahia

Sepromi acolhe vítima de intolerância religiosa em transporte público de Salvador

Fulvio Bahia

Governo do Estado lança Selo Lilás; certificação será disponibilizada para empresas que valorizam as mulheres no ambiente de trabalho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais