Desde que o governo baiano implantou o seu novo sistema de gestão de Recursos Humanos, o endereço eletrônico www.rhbahia.ba.gov.br passou a fazer parte da rotina dos mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado. Com uma média de 3 milhões de visualizações por mês, o Portal do RH Bahia se tornou referência para o funcionalismo estadual, que recorre ao ambiente virtual principalmente para acessar documentos como contracheque e informe de rendimentos. O que nem todos sabem é que estes exemplos são apenas uma pequena amostra das funcionalidades à disposição dos usuários no site, agilizando rotinas e facilitando a gestão dos mais diversos aspectos ligados à vida funcional das equipes.
“No total, oferecemos atualmente aos servidores mais de 90 diferentes serviços, e nossa proposta é renovar continuamente este portfólio, com o objetivo de fazer com que o portal esteja cada vez mais próximo do dia a dia do servidor”, afirma o gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas.
Entre as novidades que devem ser anunciadas num futuro próximo, o gestor cita o módulo de gestão de diárias para despesas realizadas em viagens a trabalho. Com a solução – que está sendo testada em um projeto piloto na Secretaria da Administração (Saeb) – todo o processo de solicitação, autorização, pagamento e prestação de contas das diárias passará a ser feito no RH Bahia
Mensageria – Para além de novidades como esta, há também serviços já disponíveis no portal há um bom tempo, mas cujo potencial nem sempre é inteiramente explorado pelas equipes. É o caso do serviço de mensageria. Com mais de 419 mil visualizações só de janeiro a maio deste ano, a página de mensagens do RH Bahia é a terceira mais visitada, atrás apenas das áreas de contracheque (1,7 milhão de visualizações) e informe de rendimentos (439 mil). O ambiente é acessado pelos servidores principalmente para acompanhar o andamento de suas solicitações, checando as notificações que o próprio sistema lhes envia.
Para além dessa facilidade, no entanto, é possível também usar o ambiente para interação. Em um formulário semelhante ao de uma caixa de e-mail, os gestores podem enviar mensagens para um ou mais dos seus subordinados, enquanto cada subordinado pode enviar mensagens para o seu gestor imediato. “A funcionalidade foi pensada como uma ferramenta útil para facilitar a comunicação entre as lideranças e suas equipes”, explica o coordenador de Portal do RH Bahia, José Carlos Peçanha.
Certidões – Outra dica de serviço útil é a solicitação de certidões. Até recentemente, os servidores usavam o portal para requerer certidões comprobatórias – como certidão de tempo de serviço, averbação e desaverbação, mas precisavam se deslocar até as Coordenações de RH na hora de pegar o documento. A partir de maio deste ano, os usuários passaram não só a solicitar, como também a receber as certidões diretamente do portal. O arquivo do documento é baixado no formato PDF, com um QR Code que permite a sua validação eletrônica. De janeiro a maio deste ano, a página para solicitação de certidão de tempo de serviço foi a 14a mais acessada do portal, com mais de 56 mil visualizações. “Com a nova facilidade, a tendência é haver um aumento na procura do serviço, além de uma maior satisfação dos usuários”, acredita José Carlos.
Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação