BahiaGoverno do Estado

RH Bahia diversifica serviços à disposição do funcionalismo estadual

Desde que o governo baiano implantou o seu novo sistema de gestão de Recursos Humanos, o endereço eletrônico www.rhbahia.ba.gov.br passou a fazer parte da rotina dos mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado. Com uma média de 3 milhões de visualizações por mês, o Portal do RH Bahia se tornou referência para o funcionalismo estadual, que recorre ao ambiente virtual principalmente para acessar documentos como contracheque e informe de rendimentos. O que nem todos sabem é que estes exemplos são apenas uma pequena amostra das funcionalidades à disposição dos usuários no site, agilizando rotinas e facilitando a gestão dos mais diversos aspectos ligados à vida funcional das equipes.

“No total, oferecemos atualmente aos servidores mais de 90 diferentes serviços, e nossa proposta é renovar continuamente este portfólio, com o objetivo de fazer com que o portal esteja cada vez mais próximo do dia a dia do servidor”, afirma o gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas.

Entre as novidades que devem ser anunciadas num futuro próximo, o gestor cita o módulo de gestão de diárias para despesas realizadas em viagens a trabalho. Com a solução – que está sendo testada em um projeto piloto na Secretaria da Administração (Saeb) – todo o processo de solicitação, autorização, pagamento e prestação de contas das diárias passará a ser feito no RH Bahia

Mensageria – Para além de novidades como esta, há também serviços já disponíveis no portal há um bom tempo, mas cujo potencial nem sempre é inteiramente explorado pelas equipes. É o caso do serviço de mensageria. Com mais de 419 mil visualizações só de janeiro a maio deste ano, a página de mensagens do RH Bahia é a terceira mais visitada, atrás apenas das áreas de contracheque (1,7 milhão de visualizações) e informe de rendimentos (439 mil). O ambiente é acessado pelos servidores principalmente para acompanhar o andamento de suas solicitações, checando as notificações que o próprio sistema lhes envia.

Para além dessa facilidade, no entanto, é possível também usar o ambiente para interação. Em um formulário semelhante ao de uma caixa de e-mail, os gestores podem enviar mensagens para um ou mais dos seus subordinados, enquanto cada subordinado pode enviar mensagens para o seu gestor imediato. “A funcionalidade foi pensada como uma ferramenta útil para facilitar a comunicação entre as lideranças e suas equipes”, explica o coordenador de Portal do RH Bahia, José Carlos Peçanha.

Certidões – Outra dica de serviço útil é a solicitação de certidões. Até recentemente, os servidores usavam o portal para requerer certidões comprobatórias – como certidão de tempo de serviço, averbação e desaverbação, mas precisavam se deslocar até as Coordenações de RH na hora de pegar o documento. A partir de maio deste ano, os usuários passaram não só a solicitar, como também a receber as certidões diretamente do portal. O arquivo do documento é baixado no formato PDF, com um QR Code que permite a sua validação eletrônica. De janeiro a maio deste ano, a página para solicitação de certidão de tempo de serviço foi a 14a mais acessada do portal, com mais de 56 mil visualizações. “Com a nova facilidade, a tendência é haver um aumento na procura do serviço, além de uma maior satisfação dos usuários”, acredita José Carlos.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Micareta de Feira: MP leva campanha ‘Não é Não’ para os circuitos da festa

Fulvio Bahia

Operação Sílere tem redução no número de reclamações e apreensões em 2023 

Fulvio Bahia

Governador autoriza licitação para implantação da primeira etapa do sistema de água em Praia do Forte, com investimento de R$ 130 milhões

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais