Projeto visa valorizar as composições autorais e seus compositores
O projeto Roda de Samba Autoral é uma iniciativa do sambista e compositor Pedrão Abib, que busca valorizar a composição autoral no universo do samba e seus autores. Ele acontece uma vez por mês, às sextas feiras, na Casa da Mãe, no do Rio Vermelho. A edição do mês de março será esta sexta-feira (24), a partir das 21h e haverá a participação super especial do mestre Guiga de Ogum, um dos maiores compositores do nosso samba.
Na primeira parte da Roda de Samba apenas sambas autorais são tocados, sempre trazendo a participação especial de um/a compositor/a convidado/a. Mas a roda está aberta para quem mais quiser apresentar seu samba autoral. E na segunda parte, todos cantam sambas tradicionais conhecidos do grande público. Das edições anteriores desse projeto já participaram Juliana Ribeiro, Seu Regi de Itapuã e o Grupo Barlavento.
Pedrão Abib é natural de Mogi das Cruzes-SP, mas reside em Salvador desde 1993. É professor da Faculdade de Educação da UFBA, onde trabalha com cultura popular, arte e educação popular. É também capoeirista discípulo do Mestre João Pequeno de Pastinha.
Na música Pedrão começou a tocar profissionalmente ainda em SP no ano de 1992. Já em Salvador fundou os grupos de samba Tia Ciata e Botequim, o qual integrou até o ano passado.
Com mais de 150 composições autorais, Pedrão já lançou 6 discos na carreira, sendo parceiro de composição de nomes como Walmir Lima, Edil Pacheco, Seu Regi de Itapuã, Gereba, Hamilton Reis entre outros.
O sambista já se apresentou em várias cidades do Brasil e circulou também pela Europa, levando suas composições para França, Alemanha, Portugal e Espanha. Atualmente comanda em Salvador os projetos “Samba da Democracia” e “Roda de Samba Autoral”.
Pedrão Abib arrisca produções também na área do cinema, a exemplo do documentário “Batatinha e o samba oculto da Bahia’ (2007), ganhador de prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Serviço
Roda de Samba Autoral
Dia: 24/03 (sexta-feira)
Horário: a partir das 21h
Local: Casa da Mãe no Rio Vermelho
Ingressos: R$20,00
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro