O workshop gratuito “Noções básicas de contabilidade, tributação, contratos e direitos autorais” será realizado neste sábado (20), no Espaço Cultural da Barroquinha, a partir das 14h. Desenvolvido através do Programa de Desenvolvimento Audiovisual na Cidade de Salvador (SalCine), iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) que visa o fomento ao setor audiovisual, o curso tem como objetivo orientar os profissionais a evitarem prejuízos na execução e prestação de contas dos projetos, sobretudo àqueles que foram contemplados recentemente com os investimentos federais da Lei Paulo Gustavo.
O evento marca a reabertura do período de capacitações do Salcine Cursos em 2024 e integra um ciclo de 16 workshops, iniciado em outubro do ano passado e que segue até junho deste ano. Na edição deste sábado, as orientações e ensinamentos serão ministrados pela advogada e integrante da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Lorrana Miranda, e pela contadora, bacharela em Secretariado Executivo e em Direito, e pós-graduada em Direito Tributário, Ruth Góes.
O gestor audiovisual do SalCine, Felipe Dias, explica que o evento é extremamente importante porque traz para o debate questões burocráticas e administrativas do fazer audiovisual. Segundo ele, ao todo 66 projetos foram contratados pelo edital 2023 e contam com o financiamento público.
“Então, essa é uma excelente oportunidade para aqueles proponentes que já assinaram contrato e que irão executar seus projetos no ano de 2024 e 2025”, afirma Dias. Ele lembra que o momento também pode ser bastante proveitoso para produtores proponentes, diretores e roteiristas que estão trabalhando no audiovisual em Salvador.
Capacitação – O SalCine Cursos visa preparar profissionais do setor audiovisual para o mercado através da capacitação e aprimoramento profissional direcionado a todos os perfis interessados, tanto para quem deseja conhecer e se aproximar da linguagem cinematográfica, quanto para os mais experientes que desejam se atualizar com os conteúdos correspondentes à uma área de atuação específica. Os cinco workshops realizados em 2023 já tiveram participações dos cineastas baianos Aly Muritiba, Tais Amordivino, Mariana Jaspe e Juh Almeida, e do diretor mineiro Gabriel Martins, que em 2023 representou o Brasil na corrida pelo Oscar com o filme “Marte Um”.
Fonte: SECOM PMS
Imagem: Divulgação