Eleições 2024PolíticaSalvador

Salvador AtlasIntel/A TARDE: Bruno Reis deve ser reeleito neste domingo com folga

Com ampla margem de votos, tendência é de que Bruno seja reconhecido como eleito nas primeiras horas de apuração

Bruno Reis (União Brasil) deve ser reeleito amanhã prefeito de Salvador. Essa é a previsão da última pesquisa AtlasIntel/A TARDE realizada antes do primeiro turno. A possibilidade de segundo turno está totalmente descartada.

Na pesquisa estimulada, Bruno tem 68,6% das intenções de voto e o adversário mais próximo, Geraldo Júnior (MDB) está mais de 50 pontos percentuais atrás, com 16,7%.

Kleber Rosa (PSOL) tem 8,8%, Brancos e Nulos 3,2% e Indecisos 1,6%. Victor Marinho (PSTU), Eslane Paixão (UP), Giovani Damico (PCB) e Silvano Alves (PCO) não alcançaram sequer 1% das intenções de voto.
Atual prefeito tem mais do que o dobro de votos válidos que todos os outros candidatos somados.

Em votos válidos, Bruno Reis tem 72,2%, Geraldo Junior 17,5% e Kleber Rosa 9,3%. Caso houvesse 2º turno, Bruno venceria Geraldo com mais do triplo de votos: 71% contra 22%.

Aprovação

Toda essa vantagem reflete o alto índice de aprovação do prefeito, atualmente em 70%, aliado a um percentual positivo também na avaliação do desempenho de Bruno Reis, na casa dos 57%. Por outro lado, apenas 12% desaprovam a sua gestão.

Para efeito de comparação, o presidente Lula (PT) tem aprovação de 46% e um desempenho bem avaliado por 35%. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) é aprovado por 25% e o seu desempenho é satisfatório para 16% dos eleitores pesquisados.

Entre as áreas mais bem avaliadas da gestão Bruno Reis se destacam: obras, com 64% de ótimo e bom, cultura, turismo e lazer (62%). Avaliação negativa somente nos quesitos apontados como maiores problemas da cidade. Destaque para criminalidade, com 77%. Apesar disso, “apenas” 46% apontam a gestão como ruim ou péssima na ordem urbana e segurança pública.

A saúde é citada por 46,8% mas apenas 35% culpam a gestão. Apenas transporte público, com 35% de avaliação negativa, se reflete numa avaliação ruim do gestor, com 51% de ruim e péssimo.

Bruno Reis demonstra solidez entre os eleitores mais à direita. Dos que dizem ter votado em ACM Neto (União Brasil) para governador, 92,7% declaram voto no prefeito. O índice é praticamente o mesmo entre os que votaram em João Roma (PL), 93%.

Quando a comparação é feita com os votos para presidente, Bruno Reis tem a preferência de 97,2% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) e conta com maioria também junto aos que declaram ter votado no presidente Lula, 55,3%..

Bruno, aliás, só não tem uma imagem mais positiva que a do seu antecessor, ACM Neto lidera esse quesito com 74%, o atual prefeito tem 70%, enquanto Lula aparece bem atrás, com 54%. Kleber Rosa (27%), o governador Jerônimo Rodrigues (25%) e Geraldo Júnior (18%) aparecem bem atrás, só à frente de Bolsonaro, cuja imagem é positiva para apenas 15% dos que responderam ao questionário.

A Pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 1.209 pessoas em Salvador, no período de 24/09/2024 a 29/09/2024, com coleta via recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. Registro da pesquisa no TSE: BA-01970/2024.

Fonte: OffNews
Foto: Reprodução / OffNews / A Tarde

Related posts

Ireuda Silva comemora decisão do STF sobre proteção às vítimas de violência sexual: ‘Revitimização não pode ser tolerada’

Fulvio Bahia

Câmara aprova projeto que cria a Semana Cultural Interescolar

Fulvio Bahia

Passeio em ônibus panorâmico abre Semana da Juventude em Salvador 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais