Prefeitura Municipal de Salvador

Salvador bate novo recorde e reduz tempo médio de abertura de empresa para 6 horas

O Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, apontou que Salvador reduziu, em fevereiro, o tempo médio de abertura de empresas para o menor registrado em toda a história da cidade. O processo, que em outubro de 2022 durava oito horas, caiu para seis horas no segundo mês de 2023. 

A cidade registrou o sexto melhor tempo médio para a abertura de empresas entre as capitais brasileiras, ficando à frente de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. Na região Nordeste, Salvador apareceu em segundo lugar, atrás apenas de Aracaju. O tempo médio durava cerca de 9 dias e 15 horas no início. 

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) destaca que a redução é reflexo da adesão à Redesim e da modernização de processos e serviços promovidos pela pasta, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), entre eles a unificação das taxas de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e de Licença de Localização (TLL), automatização das análises do Documento Básico de Entrada (DBE) e de viabilidade locacional, além da ampliação dos CNAE’s consideradas de Baixo Risco A.

Para a titular da Sefaz, Giovanna Victer, o resultado apresentado na última publicação comprova o empenho da gestão em proporcionar um ambiente de negócios mais favorável e estimular o fomento da competitividade da cidade no cenário nacional. 

“A Prefeitura de Salvador segue dedicada em facilitar a vida do empresário soteropolitano. Após uma série de ações inovadoras, a gestão municipal conquistou, em fevereiro, o menor tempo médio para a regularização de novos negócios na história da cidade. O município seguirá empenhado para reduzir o tempo ainda mais e garantir a primeira colocação entre as capitais do país, sobretudo na região Nordeste”, destaca. 

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), João Xavier, reforça que as pastas seguirão trabalhando para simplificar ainda mais o processo de abertura de novas empresas na capital baiana. “Continuaremos nessa missão para promover um atendimento mais rápido e eficiente na abertura dos processos, beneficiando o cidadão e gerando emprego e renda para a cidade”, reforça. 

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade ainda aponta que o prazo médio de abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e três horas. De acordo com o Painel, foram abertas mais de 300 mil empresas em todo o país em 2023. 

Redesim – A Redesim é um sistema que uniformiza processos de registros de novas empresas e negócios, tanto no âmbito da União, como dos Estados e Municípios. O principal objetivo é permitir a padronização de procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Arena Aquática e Fonte Nova recebem ações do Maio Laranja neste sábado (13)

Fulvio Bahia

Guarda Municipal promove palestras na capital baiana, em alusão ao Dia do Meio Ambiente 

Fulvio Bahia

Projeto da Prefeitura de Salvador oferece 100 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais