ArteCinemaCultura

Salvador Circula fortalece o roteiro audiovisual escrito por mulheres: talento e diversidade das roteiristas baianas brilham no Frapa 2024

Protagonismo das mulheres em evidência na escrita audiovisual

Entre os dias 4 e 8 de novembro, Salvador será representada no FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, um dos mais importantes eventos do segmento no país. As roteiristas baianas Carollini Assis, Rafaela Uchoa e Margarete Jesus foram contempladas pelo edital Salvador Circula da Fundação Gregório de Mattos (FGM), instituição vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), que fomenta a circulação de profissionais do audiovisual soteropolitano em eventos de grande porte. A seleção fortalece a escrita audiovisual realizada por mulheres na capital baiana e evidencia esse protagonismo na circulação de projetos audiovisuais relacionados ao roteiro.

Carollini Assis – Gestora de Negócios Criativos e Diretora da Associação Autorais

Carollini Assis, à frente da Autorais – Associação de Autores Roteiristas da Bahia, é parceira institucional do FRAPA. Seu projeto Live de Roteiristas, criado há quatro anos, promove a troca entre roteiristas de todo o Brasil através de masterclasses e networking. No evento, Carollini mediará a mesa “Descentralizando o Cinema de Gênero no Nordeste”, com os convidados Hilda Lopes Pontes (BA), Guto Parente (CE) e Daniel Bandeira (PE), discutindo a diversidade do cinema de gênero na região. A roteirista, que também liderou a Caravana Frapa em 2023 com cerca de 50 novos talentos, terá reuniões privativas com players, associações e agentes de mercado, já ampliando o networking e a busca de parcerias e co-produções para a Bocapiu Conteúdo Criativo, sua produtora de desenvolvimento de obras audiovisuais.

Rafaela Uchoa – Diretora e Roteirista Premiada

Com formação em Cinema pela UFBA e especializada em Direção pela Escola São Paulo, Rafaela Uchoa é conhecida por seus projetos autorais que abordam temas como saúde mental e direitos das mulheres e pessoas LGBTQIA+. Diretora de sete curtas e um longa documentário premiado, Rafaela participa do FRAPA para apresentar o longa “Herança”, projeto vencedor do prêmio Autorais do LabQueer 2024. Com filmes exibidos na plataforma BoxBrazilPlay, a roteirista traz sua experiência diversificada para o evento, onde buscará novas oportunidades de desenvolvimento e coprodução.

Margarete Jesus – Diretora, Roteirista e fundadora da Copa Amarela Filmes

Margarete Jesus, fundadora da produtora independente Copa Amarela Filmes. É a roteirista e diretora do premiado curta-metragem “Além da Cancela”, vencedor de Melhor Roteiro na MIMB 2024. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFBA e em Comunicação Social pela UCSAL, Margarete atualmente desenvolve a série documental “Marés Negras” e o curta de ficção “Por um Abraço”. É a sua primeira vez no FRAPA, animada com a possibilidade de expandir sua rede de contatos, a roteirista espera explorar novas colaborações no festival e compartilhar sua paixão pelo audiovisual com outros criadores.

Projetos Contemplados e Financiamento Cultural

Os projetos “Descentralizando o Cinema de Gênero Nordestino” de Carollini Assis, o filme “Herança” de Rafaela Uchoa e a solicitação de Bolsa Cultural de Mobilidade para Margarete Jesus foram selecionados pelo edital Salvador Circula, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fonte /Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Teatro Gregório de Mattos recebe a exposição Trajes de Cena do Teatro Baiano

Fulvio Bahia

Confira as estreias da semana na plataforma Sesc Digital

Fulvio Bahia

Museu das Favelas recebe prévia sobre Feira Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais