A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que ainda não realizaram o acompanhamento das condicionalidades de saúde para comparecerem às unidades básicas até o dia 30 de junho. O procedimento obrigatório é um dos critérios exigidos para a manutenção do benefício, além de ser uma oportunidade para reforçar o cuidado com a saúde das famílias assistidas.
As condicionalidades de saúde do Bolsa Família consistem no acompanhamento do calendário vacinal, da nutrição infantil, do pré-natal e da saúde da mulher. O objetivo é garantir que crianças, adolescentes, gestantes e mulheres estejam sendo atendidas com o suporte da rede pública de saúde, promovendo mais qualidade de vida para quem mais precisa.
Todas as 162 unidades de saúde de Salvador estão preparadas para realizar os atendimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Devem comparecer às unidades crianças de 0 a 7 anos, para atualização da caderneta de vacinação e avaliação do estado nutricional; mulheres de 14 a 44 anos, para acompanhamento de saúde, e gestantes, para comprovação de que estão com o pré-natal em dia. No ato do atendimento, é necessário apresentar o Cartão do Bolsa Família (ou o número do NIS), documento de identidade com foto, CPF, a Caderneta da Criança (quando houver) e o Cartão da Gestante (no caso de gravidez).
No ciclo atual (janeiro a junho de 2025), Salvador tem 489.449 pessoas aptas ao acompanhamento das condicionalidades de saúde. Até o momento, apenas 160.299 beneficiários compareceram às unidades, o que representa uma cobertura de 32,75%.
A SMS alerta que é fundamental que os beneficiários façam a atualização dentro do prazo, garantindo a continuidade do benefício e, mais do que isso, assegurando o acompanhamento adequado da saúde das famílias. O não cumprimento dessas etapas pode acarretar em bloqueios ou suspensão do benefício.
Fonte: Secom PMS
Foto: Ascom SMS