Mobilidade UrbanaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTurismo

Salvador deve ganhar teleférico panorâmico para melhorar mobilidade e turismo no Subúrbio

Inspirado em um modelo utilizado na Cidade do México, Salvador deve ganhar um teleférico panorâmico para incrementar o turismo na região e, principalmente, melhorar a mobilidade em uma região historicamente afetada pela falta de opções de transporte. A situação piorou bastante por lá após o Governo do Estado desativar o trem Paripe-Calçada, há mais de dois anos, a fim de substituí-lo pelo VLT, projeto que parece longe de sair do papel.

O prefeito Bruno Reis está buscando viabilizar a implantação do teleférico panorâmico, com previsão de que as obras sejam iniciadas até o final de 2024, segundo informações do site Bahia Notícias.

Vale lembrar que em agosto de 2021, o gestor visitou a capital mexicana para conhecer as soluções de transporte encontradas por lá, a convite do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Ele contou que se inteirou em relação ao “sistema de infraestrutura e os diversos modais do México”, na ocasião em que buscava “soluções inovadoras para a primeira capital do Brasil”. Na expedição, Bruno estava acompanhado do então vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, atual vice-governador da Bahia.

O primeiro teleférico do Subúrbio, segundo o site, ficaria localizado na região da Avenida Suburbana, passando pelo Mane Dendê, Santa Terezinha, chegando até a estação de Campinas de Pirajá, onde fica a mais nova estação do metrô, inaugurada na semana passada na região da Brasilgás.

O projeto estaria já em estudos de viabilidade econômica e de implementação, bem como para avaliar seu potencial turístico.

Vale lembrar que na visita ao México, o prefeito também conheceu o sistema BRT, o qual já vem sendo implantado em Salvador, com previsão de integração com outros modais. 

Na época, Bruno Reis comentou: “A Cidade do México é uma cidade com 9 milhões de habitantes, muito adensada, com topografia irregular igual a nossa e que sofre muito com mobilidade. Eles vem buscando soluções com base na tecnologia. Eu fui lá ver o BRT, que são sete linhas com 200 estações, transportam mais de 160 mil passageiros por dia, é integrado ao metrô, sistema de ônibus convencional e sistema complementar”.

Plano prevê teleféricos em 13 bairros

O Plano de Mobilidade de Salvador (Planmob), divulgado também em 2021, já previa a implantação de teleféricos na cidade. Neste caso, o projeto indica que, até 2049, 13 teleféricos sejam construídos na cidade, sendo que o mario deles teria 3,1 km e estaria localizado nas proximidades da estação de metrô do Detran/Iguatemi. O mais curto, por sua vez, seria na região central e teria menos de 1 km de  extensão.

No Planmob, os bairros contemplados seriam Brotas, Iapi, Pernambués, Sussuarana, Castelo Branco, Boa Vista de São Caetano, Alto do Cabrito, Plataforma, Escada, Praia Grande, Fazenda Couto, Centro e Comércio. 

Fonte: iBahia | Foto: Pref. Cidade do México

Related posts

Prefeitura e Osid celebram parceria para ofertar espaço de reabilitação física e emocional para idosos

Fulvio Bahia

Prefeitura inaugura Hospital Municipal do Homem com 150 leitos e investimento de R$35 milhões

Fulvio Bahia

“Guardiões da Natureza em: A Bicharada pede Socorro!” neste final de semana em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais