Inspirado em um modelo utilizado na Cidade do México, Salvador deve ganhar um teleférico panorâmico para incrementar o turismo na região e, principalmente, melhorar a mobilidade em uma região historicamente afetada pela falta de opções de transporte. A situação piorou bastante por lá após o Governo do Estado desativar o trem Paripe-Calçada, há mais de dois anos, a fim de substituí-lo pelo VLT, projeto que parece longe de sair do papel.
O prefeito Bruno Reis está buscando viabilizar a implantação do teleférico panorâmico, com previsão de que as obras sejam iniciadas até o final de 2024, segundo informações do site Bahia Notícias.
Vale lembrar que em agosto de 2021, o gestor visitou a capital mexicana para conhecer as soluções de transporte encontradas por lá, a convite do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Ele contou que se inteirou em relação ao “sistema de infraestrutura e os diversos modais do México”, na ocasião em que buscava “soluções inovadoras para a primeira capital do Brasil”. Na expedição, Bruno estava acompanhado do então vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, atual vice-governador da Bahia.
O primeiro teleférico do Subúrbio, segundo o site, ficaria localizado na região da Avenida Suburbana, passando pelo Mane Dendê, Santa Terezinha, chegando até a estação de Campinas de Pirajá, onde fica a mais nova estação do metrô, inaugurada na semana passada na região da Brasilgás.
O projeto estaria já em estudos de viabilidade econômica e de implementação, bem como para avaliar seu potencial turístico.
Vale lembrar que na visita ao México, o prefeito também conheceu o sistema BRT, o qual já vem sendo implantado em Salvador, com previsão de integração com outros modais.
Na época, Bruno Reis comentou: “A Cidade do México é uma cidade com 9 milhões de habitantes, muito adensada, com topografia irregular igual a nossa e que sofre muito com mobilidade. Eles vem buscando soluções com base na tecnologia. Eu fui lá ver o BRT, que são sete linhas com 200 estações, transportam mais de 160 mil passageiros por dia, é integrado ao metrô, sistema de ônibus convencional e sistema complementar”.
Plano prevê teleféricos em 13 bairros
O Plano de Mobilidade de Salvador (Planmob), divulgado também em 2021, já previa a implantação de teleféricos na cidade. Neste caso, o projeto indica que, até 2049, 13 teleféricos sejam construídos na cidade, sendo que o mario deles teria 3,1 km e estaria localizado nas proximidades da estação de metrô do Detran/Iguatemi. O mais curto, por sua vez, seria na região central e teria menos de 1 km de extensão.
No Planmob, os bairros contemplados seriam Brotas, Iapi, Pernambués, Sussuarana, Castelo Branco, Boa Vista de São Caetano, Alto do Cabrito, Plataforma, Escada, Praia Grande, Fazenda Couto, Centro e Comércio.
Fonte: iBahia | Foto: Pref. Cidade do México