BahiaBrasilSalvadorTecnologia

Salvador é a primeira capital do Brasil a implantar Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas

Salvador é a primeira cidade do Brasil a formalizar a regulamentação do uso comercial de drones. O decreto que institui a Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas de Salvador, e também cria o Comitê de Governança Integrada de Aeronaves Não Tripuladas, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira (7).

As ações focam em impulsionar, por meio de mecanismos e instrumentos sob a competência municipal, em coordenação com os órgãos de regulação federais, o uso sustentável, seguro, inovador de aeronaves não tripuladas na cidade. Desde abril de 2024, a capital baiana discute uma minuta para finalização do documento, que passou por consulta pública e recebeu 12 sugestões de alteração.

A regulamentação já estava prevista no Plano Diretor de Salvador desde 2022. De acordo com o titular da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Pereira Araújo, a política publicada em decreto visa contribuir, em nível local, com o monitoramento do cumprimento das normas de operação de aeronaves não tripuladas.

“Já estávamos trabalhando desde ano passado e agora saímos na frente. O texto final recebeu contribuições de empresas, organizações civis e o do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Elaboramos uma política que busca proporcionar segurança jurídica e um ambiente favorável ao desenvolvimento de atividades comerciais com drones”, explica.

Regulamentação – O decreto prevê ações que possibilitam fazer uso do espaço aéreo e do território da cidade de maneira ordenada e oportuna, estabelecendo infraestruturas de pouso, decolagem e zoneamento das áreas estratégicas de circulação de aeronaves não tripuladas, de forma integrada às redes de transporte e ao planejamento urbanístico e de mobilidade de Salvador. Cabe ao Comitê de Governança Integrada de Aeronaves Não Tripuladas a responsabilidade de gerir, monitorar e controlar um sistema que centraliza todas as informações sobre o uso comercial do espaço aéreo da cidade.

O secretário destaca que o Comitê irá contribuir na coordenação e mediação entre operadores de aeronaves não tripuladas e atores locais, como helipontos, aeródromos, terminais portuários e áreas caracterizadas como zonas de restrição de voo. “O Comitê também ficará responsável pelos requerimentos, processos, procedimentos e decisões municipais pertinentes a aspectos de caráter local, que interfiram ou dificultem a operação de aeronaves não tripuladas no território de Salvador”, completa.

Os mecanismos e instrumentos disciplinados no decreto não dispensam, substituem ou flexibilizam o cumprimento, pelos operadores de aeronaves não tripuladas, das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e outras esferas competentes, cujo cumprimento será monitorado em nível municipal, em cooperação com os órgãos e entidades federais. Paralelamente, a Prefeitura está estruturando um centro de operações e busca parcerias público-privadas (PPPs) para fomentar pesquisa e inovação. Como incentivo, pretende ampliar os mecanismos de isenção fiscal voltados à tecnologia.

Projeto-piloto – Um projeto-piloto foi iniciado no mês passado por uma empresa de implantes dentários, que iniciou a entrega de produtos por meio de drones. O equipamento saiu da empresa no Jardim dos Namorados e teve como destino a Bahia Marina, no bairro do Comércio. No local, um motoboy recolheu a encomenda e a transportou até uma clínica no bairro da Graça. O transporte da mercadoria, que levaria 1h30, foi realizado em 30 minutos.

A escolha de Salvador para esse projeto-piloto levou em consideração sua geografia e políticas de incentivo. Segundo as normas da Anac, drones ainda não podem sobrevoar áreas densamente povoadas, o que levou a operação a ser realizada sobre o oceano.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Fulvio Bahia

Flávio Venturini desembarca em Salvador neste sábado (29) com o show “Coração Adentro”

Fulvio Bahia

Cardeal presidirá missa de Corpus Christi na Catedral Basílica nesta quinta-feira (08)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais