BahiaBrasilSalvadorTurismo

Salvador é o quarto destino nacional mais procurado para o feriadão de Corpus Christi

Salvador é o quarto destino nacional mais procurado para o feriado prolongado de Corpus Christi, que vai desta quinta-feira (30) a domingo (2).  O levantamento foi feito pelo Kayak, um dos principais buscadores de viagens do mundo. De acordo com a plataforma, o preço médio das passagens aéreas para a capital baiana nos dias do feriado prolongado está em torno de R$1.235 (ida e volta).

O secretário de Cultura e Turismo (Secult) do Município, Pedro Tourinho, considera a posição de Salvador como um indicador positivo que orgulha e demonstra o potencial da cidade como um destino turístico, religioso e cultural. “Alguns fatores, como a nossa tradição e religiosidade, a valorização da cultura local, sua beleza natural e a hospitalidade do soteropolitano, que é conhecido por sua receptividade e calor humano, acolhendo os visitantes com alegria e simpatia, contribuem para que os turistas se sintam bem-vindos, o que torna Salvador um destino completo, onde o turista pode experimentar roteiros de qualquer segmento”, avalia.

O secretário aponta como reflexo imediato do aquecimento do turismo no período a alta procura por hospedagem e o aumento da demanda por serviços, gerando um aumento significativo na receita dos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de turismo e outros estabelecimentos comerciais da cidade. “Essa procura contribui significativamente para a geração de empregos e para o aquecimento da economia local. Algumas ações de qualificação da mão de obra do setor e o desenvolvimento de experiências na cidade estão ampliando a distribuição de renda entre os atores do setor, o que reduz desigualdades e melhora a qualidade de vida da população”, afirma.

Mais turistas – Em consonância com as expectativas do secretário de cultura e turismo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol, afirma que por esse ser um dos poucos feriados prolongados do ano, a expectativa é de um fluxo turístico consideravelmente superior ao verificado no ano passado. “A demanda para a rede hoteleira de Salvador está alta e diversos hotéis já reportam ocupações superiores à do ano passado para o feriado de Corpus Christi. A expectativa é de que tenhamos ocupação média entre 70 e 75% para a cidade, bastante superior aos 58% do feriado do ano passado e superior também às médias dos meses de maio e junho”, diz.

Divulgação – A Prefeitura, através da Secult, vem implementando diversas ações estratégicas para promover a cidade como destino turístico em todo o Brasil e no exterior. As ações são focadas em diferentes públicos, sempre com o objetivo de alcançar o máximo de impacto e atrair mais visitantes para a capital baiana. O órgão vem participando de road shows em diversas cidades brasileiras, apresentando a operadores de turismo e agentes de viagens os atrativos de Salvador e de como vivenciar a experiência de um turista na cidade.

Foram fundamentais para divulgar Salvador para um público amplo e qualificado a participação em feiras nacionais como a WTM São Paulo, a Abav Expo, BTM, Festuris e em eventos do setor em parceria com entidades locais, como a Salvador Destination e a ABIH, a Azul Viagens e a CVC, entre outras. Outra estratégia consiste em receber fam trips, ou seja, jornalistas, influenciadores, operadores turísticos e agentes de viagem para conhecer Salvador e escrever sobre as experiências vividas, gerando conteúdo positivo e espontâneo sobre a cidade.

No exterior, o órgão vem marcando presença em feiras internacionais do setor, como a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB) e a IMEX em Frankfurt, Fitur em Madrid, BTL em Lisboa, além do Road Show com a maior operadora de Portugal, a Solférias, e com a GOL, capacitando mais de mil agentes e operadores na Argentina, Uruguai e Paraguai, que contribuem na divulgação de Salvador para um público global, ampliando a rede de contatos com operadores de turismo internacionais.

A Prefeitura também vem trabalhando em cooperação com a Vinci Airports, com o objetivo de atrair novos voos internacionais, a exemplo da possível retomada do voo Salvador – Panamá com a Copa Airlines, com previsão para operação em junho de 2025, entre outros voos.

Equipamentos – Nos últimos anos, a Secult entregou equipamentos culturais que têm contribuído para o fortalecimento do turismo na capital baiana, a exemplo da Cidade da Música da Bahia (Comércio), do Memorial Dois de Julho (Lapinha), do primeiro centro de interpretação do patrimônio do país, que é a Casa das Histórias de Salvador, do novo Arquivo Público Municipal e da Galeria Mercado, no subsolo do Mercado Modelo (esses últimos também no Comércio).

“Acrescenta-se à entrega dos equipamentos culturais, a requalificação de quase toda a orla marítima de Salvador, em especial do trecho de Stella Maris, Praia do Flamengo e Praia de Ipitanga, que demonstram o nível de importância para áreas da cidade que atraem alto fluxo turístico. As ações para tornar Salvador mais atrativa para o turismo são abrangentes e inovadoras, sempre com foco na valorização da cultura local, na criação de novos equipamentos culturais, experiências e na revitalização de espaços públicos”, conclui Tourinho.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Dia D da vacinação contra poliomielite e outras doenças acontece em 90 pontos de Salvador neste sábado (8)

Fulvio Bahia

Inscrições para edital de fomento a apicultura e meliponicultura na Bahia são prorrogadas até 24 de maio

Fulvio Bahia

STF marca para 9 de dezembro audiência pública sobre “uberização”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais