BahiaBrasilNordestePrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTurismo

Salvador é o terceiro destino mais buscado para feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes

O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes deste ano, que se estende de 17 a 21 de abril, está gerando um aumento expressivo na procura por passagens aéreas – somente o KAYAK, principal plataforma de busca de viagens do mundo, registrou um crescimento de 116% nas pesquisas por voos domésticos. No ranking, Salvador ocupa o terceiro lugar entre os destinos mais procurados para o feriadão.

Com um aumento de 104% nas buscas, a capital baiana se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo não só turistas em busca de lazer, mas também aqueles que aproveitam o feriado para turismo cultural e histórico. O Top 5 de destinos mais procurados para o feriado é composto por: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Florianópolis (SC). A lista pode ser conferida no site www.kayak.com.br/.

Segundo Gustavo Vedovato, country manager do KAYAK no Brasil, o aumento nas pesquisas é impulsionado pela escassez de outros feriados prolongados no segundo semestre de 2025. “Este costuma ser um dos feriados mais importantes para o turismo, e dois fatores contribuem para que este ano ele esteja ainda mais desejado: o Dia de Tiradentes logo em seguida, e a escassez de feriados prolongados no segundo semestre de 2025. Ou seja, os brasileiros já sabem que é uma oportunidade que não dá para desperdiçar”, afirma Vedovato.

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, comenta sobre a importância da capital baiana neste cenário. “Este ranking mostra como Salvador tem se consolidado como um destino nacional. Embora não sejamos um ‘hub’ aéreo como São Paulo ou Rio, temos uma grande representatividade no turismo. Nossa cidade atrai visitantes por diversos motivos, desde as belezas naturais e históricas até o turismo esportivo e de sol e praia”, disse.

A primeira capital do Brasil se destaca pela diversidade de atrativos turísticos. “Salvador oferece todos os tipos de turismo, com exceção da neve”, brinca Magalhães. De acordo com ele, o turismo de sol e praia, a rica arquitetura colonial, os pontos turísticos tradicionais como o Pelourinho, além da famosa culinária local, são apenas alguns dos motivos que atraem visitantes para a cidade.

Economia – O crescimento no número de turistas também traz um impacto significativo na economia local. “A receita proveniente do turismo afeta vários setores, como serviços, receptivos e pontos turísticos. Além disso, Salvador tem se destacado no turismo de negócios, com grandes feiras que movimentam ainda mais a cidade”, explica o diretor de Turismo.

Estabelecida como o principal destino do Nordeste, a estimativa de fluxo turístico de Salvador para este período de 2025 é de 121.915 turistas, o que representa um aumento de 4,9% em relação a 2024, quando o fluxo foi de 116.117 turistas. Esse aumento também reflete na receita turística, que deve alcançar R$ 259 milhões, um crescimento da mesma porcentagem comparado ao ano passado. A mesma proporção serve para a taxa média de ocupação hoteleira da cidade, que deve subir de 56,87% para 59,71%.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Governo do Estado aciona Ministério público após Prefeitura de Teixeira de Freitas deixar pacientes oncológicos em situação crítica

Fulvio Bahia

Entenda o programa Nova Indústria Brasil

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia prepara estratégia especial de operação e segurança para a edição 2023 do Salvador Fest

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais