ArteBahiaCulturaFotografiaLazerMuseuMúsicaSalvador

Salvador mantém intensa programação cultural em seus equipamentos até o dia 31

Nesta reta final do mês de julho, seis equipamentos culturais de Salvador – Casa do Rio Vermelho, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia, Memorial 2 de Julho e Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes – seguem com ampla programação para o público. Dentre as atividades estão visitação guiada, oficina de pintura corporal, apresentações musicais e oficinas artísticas. Confira:

Casa do Carnaval – A Casa do Carnaval da Bahia, na Praça Ramos de Queirós (ao lado do Plano Inclinado Gonçalves), no Centro Histórico, oferece o Bloco da Mediação entre esta terça (23) e sexta-feira (26), às 16h, e no sábado (27) e domingo (28), às 11h e 14h. A visita guiada temática funciona nos mesmos moldes de um bloco carnavalesco, com direito a usar fantasia, e proporciona ao visitante conhecer um pouco mais sobre o carnaval baiano.

No sábado (27), às 16h, será a vez da Oficina de Pintura Corporal, que contextualiza historicamente as pinturas corporais, uma marca dos timbaleiros. Após a pesquisa, o público poderá se pintar e criar novos símbolos.

No domingo (28), às 15h, acontece o Mete Dança: Rainhas do Ébano. A oficina de dança, repleta de elegância, poder e graça, oferece uma jornada dinâmica através da história da dança afro-americana, com destaque para o impacto e a importância das Rainhas, desde os primórdios até os dias de hoje.

Cidade da Música – O Cidade da Música da Bahia (defronte ao Mercado Modelo), no Comércio, oferece a Oficina de Percussão entre esta terça-feira (23) e o domingo (28), às 11h, 12h30, 13h30, 15h30 e 17h. Já nesta quarta-feira (24), às 15, ocorre a Batalha de Rap/Trap, uma oportunidade para conhecer mais sobre a cultura hip hop e sobre os gêneros rap e trap através de um duelo de MCs, para apreciar a arte do “freestyle”.

Na quinta-feira (25), às 14h, acontece a Apresentação de Percussão: Mulheres Afro – Ameríndias. A ação busca proporcionar uma experiência musical, com destaque para a produção de diversas artistas femininas que buscam preservar as culturas de suas raízes negras e indígenas.

No sábado (27), às 15h, a Cidade das Batalhas traz uma batalha de rimas com o tema Mulheres Afro – Ameríndias e suas músicas, com objetivo de oferecer uma plataforma para artistas independentes mostrarem as habilidades de improviso.

No sábado (27) e domingo (28), às 11h e 14h, o visitante poderá conferir o Pílulas Musicais para descobrir mais sobre o universo musical da Bahia. Através de pílulas musicais de 20 a 30 min, os mediadores convidaram o público a aprender mais sobre diferentes artistas e estilos musicais.

No domingo (28), às 15h, o Música Viva: Festa Julina proporciona uma verdadeira viagem sonora pelas festas multiculturais brasileiras que acontecem nos meses de junho e julho.

Casa do Rio Vermelho – A Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, apresenta até o dia 31, das 10h às 18h, a Exposição Temporária comemorativa ao mês de aniversário de nascimento de Zélia Gattai, que completaria 118 anos no último dia 2. No local, será possível conhecer as memórias e histórias da escritora, através dos livros publicados. A mostra reúne peças do acervo pessoal da autora, contando com postais, cartas e outros objetos que preservam suas memórias.

Nesta quarta-feira (24) e sábado (27), às 10h30, acontece o Passeio no Jardim, bosque com mais de 1,5 mil m² presente na Casa onde são encontradas diversas espécies da flora e fauna brasileiras. O público terá a oportunidade de saber um pouco mais a respeito das plantas do espaço e também dos Orixás.

Também na quarta-feira (24) e no domingo (28), às 10h30, será a vez da Visita Literária “Memorial do Amor”. Inspirada no livro homônimo, escrito para servir como guia da Casa do Rio Vermelho, essa ação é uma oportunidade para conhecer peças do acervo selecionadas pela escritora Zélia Gattai.

No sábado (27), às 15h, o Entre Postais: Avós traz para os visitantes a cultura dos

cartões postais, permitindo até mesmo que os participantes possam criar os próprios cartões. No sábado (27) e domingo (28), das 10h às 18h, o Desenhos na Varanda movimenta o público infantil com a pintura de desenhos encantadores da Casa do Rio Vermelho, seus proprietários, acervo e livros, que foram criados por alunos do curso de Belas Artes da Ufba.

No domingo (28), às 15h, o Teatro de Sombras dará ao público a chance de testemunhar os personagens de Zélia e Jorge Amado ganhando vida diante dos olhos. Este mês, será trabalhada a narrativa de “Pipistrelo das Mil Cores” e a enigmática história de “O mistério da Rua 18”.

Memorial 2 de Julho – O Memorial 2 de Julho, no Largo da Lapinha, realiza o Jogos da Independência nesta terça (23), quarta (24), sexta-feira (26) e sábado (27), às 15h. O público poderá aprofundar, através de jogos envolventes e educativos, os conhecimentos sobre os eventos e personalidades que desempenharam papéis cruciais na Independência do Brasil na Bahia.

Na quinta-feira (25), às 15h, o local será palco do Roda de Conversa – Mulheres e Independência. Na ocasião, o tema explorado será o papel fundamental das mulheres na luta pela independência do Brasil.

No domingo (28), às 15h, a oficina Você no 2 de Julho permitirá ao visitante criar o próprio cartaz para expressar opinião sobre questões sociais, críticas e contestações – elemento que faz parte da decoração do desfile e das fachadas que celebram a festa.

Carybé de Artes e Pierre Verger – Os Espaços Carybé das Artes, no Forte São Diogo, e Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, ambos na Barra, realizam na quarta-feira (24), às 15h, o Tabuleiro de Artes – uma espécie de jogo da memória com imagens do acervo para desafiar a mente. De quinta-feira (25) a domingo (28), das 14h às 16h, o Artista Por um Dia proporciona um mergulho na história e significado das abayomis, bonecas de tecido feitas à mão, originárias da cultura africana.

Acesso – Os espaços culturais estão abertos de terça a domingo, das 10h às 18h (último horário de entrada às 17h), exceto o Memorial 2 de Julho, que funciona das 10h às 17h (com entrada até 16h). Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) – a meia-entrada é estendida para moradores de Salvador, mediante apresentação do comprovante de residência. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Vera Cruz: Prefeitura realiza ação comemorativa aos 200 anos da Independência da Bahia

Fulvio Bahia

Combate ao tráfico de pessoas: SJDH participa da campanha internacional ‘Julho Coração Azul’

Fulvio Bahia

TV Brasil estreia nova programação a partir de 18 de setembro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais