BahiaGestanteMulherPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeServiços

Salvador oferece serviço de planejamento reprodutivo na rede municipal de saúde

Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece acolhimento para a população interessada em planejamento reprodutivo. Os atendimentos podem ocorrer por demanda espontânea ou mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos anos de 2023 e 2024 (até junho), foram registradas respectivamente 222 mil e 91 mil consultas na Atenção Primária à Saúde (APS), com esta finalidade, para a população maior ou igual a 20 anos de idade.

O planejamento reprodutivo tem como objetivo principal proporcionar aos indivíduos informações e meios para que possam decidir sobre ter ou não ter filhos, quantos e quando quiserem, possibilitando a escolha do método mais adequado. Durante as consultas, os profissionais médicos e/ou enfermeiro das UBS orientam e fornecem informações para que os usuários possam fazer a escolha livre e informada sobre a utilização ou não de algum método anticoncepcional e qual o mais adequado dentre os disponíveis no município, respeitando-se os critérios de elegibilidade clínica.

Caso o método escolhido não esteja disponível no elenco da unidade de atendimento, estes profissionais poderão orientar e encaminhar a pessoa para um dos serviços de referência disponíveis no município. “Muitas vezes, pessoas que engravidaram de forma não planejada não estavam em uso de contraceptivos, ou usavam o método de forma incorreta. A introdução de uma ampla e variada oferta de métodos contraceptivos em serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde é uma das estratégias de fortalecimento de políticas públicas na valorização dos direitos sexuais e reprodutivos da população”, explica a subcoordenadora de Cuidado Integral da SMS, Vanessa Fonseca.

Métodos – Dentre as opções disponíveis estão os chamados métodos de barreira, que são os preservativos externos e internos. Eles apresentam a vantagem de proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de prevenir a gravidez não planejada. A dupla proteção é incentivada, recomendando-se a associação de um método de barreira a um dos outros métodos.

Já os métodos hormonais envolvem pílulas contraceptivas, anticoncepcional injetável mensal, anticoncepcional injetável trimestral e anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte). Por fim, os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração envolvem o dispositivo intrauterino com cobre (DIU de cobre) e implante subdérmico de etonogestrel, além da anticoncepção cirúrgica voluntária com ligadura de trompas ou vasectomia.

Os métodos de barreira e hormonal (oral e injetável) estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Quanto aos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC), a SMS registrou expansão da oferta na rede de atenção primária, já havendo neste momento 17 e 14 unidades que realizam inserção de DIU de cobre e implante subdérmico de etonogestrel, respectivamente.

Além disso, existe disponibilidade da inserção do DIU de cobre na Rede de Atenção Especializada (Multicentros) e rede contratualizada através do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), na Federação.

Para ter acesso à ligadura de trompas ou vasectomia, os homens e mulheres devem ter capacidade civil plena e ser maiores de 21 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce. Para procedimentos no Ceparh, é necessário ter encaminhamento com ficha de referência preenchida por médico ou enfermeiro do posto de saúde e fazer o agendamento pelo telefone (71) 2106-1010.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Bruno Concha

Related posts

Professores de Salvador debatem inovações educacionais e recomposição de aprendizagem em Recife (PE)

Fulvio Bahia

CCZ promove mais de 100 inspeções contra o Aedes em comunidades de matrizes africanas

Fulvio Bahia

ALBA figura no top 10 dos Legislativos estaduais em ranking de transparência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais