Prefeitura Municipal de SalvadorUrbanização

Salvador participa de debates sobre cidades que conectam pessoas e tecnologia em Curitiba

Os gestores irão debater temas e trocar experiências de projetos e estudos de tecnologias migratórias implantadas, que tornam as cidades cada vez mais digitais e modernas.

As experiências desenvolvidas na área de tecnologia pela Prefeitura de Salvador estão sendo apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2023, que acontece entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24), na capital paranaense. Representam a administração municipal no evento os secretários de Articulação Comunitária e Prefeituras Bairro (SACPB), Luciano Sandes, e de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, além do diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Ângelo Magalhães.

Durante o evento, os gestores irão debater temas e trocar experiências de projetos e estudos de tecnologias migratórias implantadas, que tornam as cidades cada vez mais digitais e modernas. Salvador vem se tornando referência em cidade inteligente no país e avança no que diz respeito ao uso de sistemas integrados a pessoas. A capital utiliza energia, materiais e serviços para catalisar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos soteropolitanos.

Através do projeto Iluminando Nosso Bairro, por exemplo, a Dsip já modernizou 100% da cidade, com mais de 170 mil pontos de LED, tecnologia que permite melhor luminosidade com menor custo de manutenção. Além disso, seis avenidas já possuem a telegestão, sistema que de monitoramento em tempo real da iluminação presente, onde torna-se possível realizar as telemetrias e dimerização (variação da potência), gerando uma melhor gestão e eficientização do consumo de energia elétrica.

Há também um projeto piloto de telegestão da iluminação dos mobiliários esportivos urbanos com o “Clareou, é Gol”, em que é possível monitorar o comportamento dos equipamentos em conjunto com um sistema de gestão. A tecnologia para os campos e quadras da cidade permite agendar o horário da partida, e a iluminação é acionada no momento de utilização, gerando um aumento da vida útil dos equipamentos e redução do consumo.

O diretor da Dsip destacou que a cidade possui estratégias e ações para se tornar cada vez mais inteligente. “O intercâmbio de ideias é extremamente importante para o avanço tecnológico de Salvador, com o objetivo de desenvolver uma infraestrutura tecnológica para transformação da cidade em uma capital ainda mais eficiente. A atual gestão se orgulha de usar a tecnologia na modernização de serviços públicos municipais, que promovem melhor qualidade de vida para população”, afirmou Ângelo Magalhães.

Fonte: Ascom/Dsip-Semop
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Concurso literário “A Cidade Somos Nós” inicia inscrições em setembro 

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador promove capacitação de ambulantes do Centro Histórico 

Fulvio Bahia

Terreiro das Brincadeiras resgata com crianças tradição de jogos juninos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais