ArteCriançaCulturaSalvador

Salvador recebe festival de arte para infância e juventude

A cidade de Salvador recebe, desta quinta (13) até terça-feira (18), a 4ª edição do Festival Petiz – Festival de Arte Para Infância e Juventude. As atividades serão realizadas nas ruas e nos espaços culturais do fim de linha do Uruguai e nos teatros Gregório de Mattos (TGM) e Espaço Xisto Bahia, no Centro de Salvador. Nesta edição, o festival abordará temas como medo, ancestralidade, identidade e direitos da criança de forma lúdica e divertida, com apresentações de grupos da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além dos espetáculos, o festival contará com outras atividades como oficinas artísticas e visitas mediadas.

Os ingressos para os espetáculos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) e podem ser adquiridos no Sympla, exceto o espetáculo Guigui, que será gratuito. Outras informações podem ser encontradas através do site www.festivalpetiz.com.br e pelas redes sociais do festival no Instagram (@festivalpetiz) e no Facebook (Festival Petiz).

Programação: 

TGM

O Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe nesta quinta-feira (13), às 14h30 e 19h, o espetáculo mineiro “BOO”. Utilizando a linguagem da palhaçaria e da música, de forma divertida, a história de Brisa e Tecla, que caem de paraquedas no meio de uma floresta inóspita e perigosa e passam a enfrentar seus maiores medos e superam as dificuldades com muita coragem.

No sábado (15) e domingo (16), às 15h e 16h, respectivamente, o grupo baiano Teatro Bonde da Calu traz “A Casa Encantada”, que fará uma reflexão sobre identidade e direitos da criança e do adolescente. Já na segunda (17), às 15h, e terça-feira (18), às 9h30, será apresentado o espetáculo carioca “O pequeno herói negro”, que narra a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família. 

Xisto Bahia

No domingo (16), às 10h, acontece no Espaço Xisto Bahia, uma visitação mediada e uma sessão de contação de história, totalmente gratuitos. Já na segunda (17) e terça-feira (18), das 18h as 21h, será realizada a oficina artística “Tessitura do Fazer”, com atualizações e vivência formativa para professores, a partir da dança e do brincar, inspirada na pedagogia sistêmica. Na terça-feira (18), acontece novamente uma visita mediada no espaço, às 14h30.

Uruguai

Na sexta-feira (14), às 11h, será realizado o desfile musical “Cortejo Lugar de Gigantes”, pelas ruas do bairro do Uruguai. Na terça-feira (18), será apresentado de forma gratuita o espetáculo de dança “Guigui”, do baiano João Rafael Neto, em frente à Escola Comunitária Luiza Mahin, no bairro do Uruguai, às 10h. O espetáculo revela um olhar sobre a cumplicidade de um ciclista e sua bicicleta.

Festival

O Festival Petiz é uma idealização da professora de teatro, produtora e mediadora cultural, Poliana Bicalho, e da psicóloga, arte-educadora e diretora teatral, Renata Berenstein. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Criare – Projetos Culturais e Educacionais, do Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), da École Supérieure de Théâtre (UQAM), Sesc Bahia e Prefeitura de Salvador, através do projeto de dinamização dos espaços culturais – Ocupe Seu Espaço, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Fonte e Foto: SECOM PMS

Related posts

Estação Bairro da Paz recebe escultura que homenageia a Mulher de Roxo

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador promove mutirão de vacinação para população LGBT+  

Fulvio Bahia

Inscrições abertas até 10 de abril para integrar Mostra Virtual do Festival Maré de Março

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais