ArteCulturaLazerSalvadorTeatro

Salvador recebe o festival internacional de dança contemporânea “Dança em Trânsito”

O Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, apresenta em Salvador, de 03 a 07 de agosto, nove performances e espetáculos com companhias de dança brasileiras e internacionais e realiza a residência artística “Conversa com o Movimento”, com Marcia Milhazes (RJ).

A residência artística “Conversa com o Movimento”, com Marcia Milhazes (RJ), será realizada de 03 a 06 de agosto na Escola de Dança da UFBA, em Ondina, no horário da manhã. Em sua residência Marcia Milhazes incorpora diferentes técnicas de aprendizagem para pensar o conjunto de inteligência física, cinestésica, intelectual e emocional que o corpo como objeto de arte exige.

Nos dias 06 e 07 de agosto, na esplanada em frente à Sala do Coro do TCA, no foyer da sala do Coro e na Sala do Coro serão apresentados nove espetáculos e o resultado da residência artística “Conversa com o Movimento”. No dia 06 entrarão em cena as coreografias “Rotas Afora”, de Flávia Tápias, do Brasil, desenvolvido numa residência em parceria criativa com intérpretes brasileiros e artistas convidados de Busan, na Coreia do Sul; “Não Nomeado”, comVitor Hamamoto (Florianópolis/SC); “Studio sul Fauno”, da Compagnia Zappalà Danza, de Catânia, Itália; “Fantasmas” com oGrupo Tápias (Rio de Janeiro, Brasil);  e “First Things” com Michael Getman, de Tel-Aviv, Israel.

No dia 07 de agosto no foyer da Sala do Coro e na Sala do Coro, se apresentarão Charles Brecard, de Montreal, no Canadá, com o espetáculo “Il Pleut, il Plaint, il Rage”;  Cie 1 des Si | Étienne Rochefort, de Besançon, na França, com “Prequel”; o resultado da residência de Marcia Milhazes e logo em seguida “Guarde-me”, com a Marcia Milhazes Companhia de Dança do Rio de Janeiro.

Em sua 22ª edição o Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

Dança em Trânsito – Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.

Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já realizou mais de 1.272 apresentações, com cerca de 114 companhias de 21 países, envolvendo mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas.

Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online, indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão”, e, em 2021, a primeira edição híbrida, que envolveu 25 cidades.

Itinerância pelo Brasil – Em 20 de junho de 2024, o festival Dança em Trânsito iniciou sua principal etapa, que envolve uma abrangente itinerância por todas as cinco regiões do país, e que envolve 33 cidades, até 1º de outubro. Ao todo, 31 companhias e artistas do Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia ocupam palcos e espaços públicos de 10 capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; workshops com criação; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.

Até 1º de outubro, o festival terá passado por Belo Horizonte (MG), Brumadinho (MG), Coronel Fabriciano/Timóteo (MG), Ipatinga (MG), Governador Valadares (MG), Baixo Guandú (ES)/Aimorés (MG), Vila Velha (ES), Vitória (ES), Entre Rios do Sul (RS), Alto Bela Vista (SC), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ilha do Combú (PA), Belém (PA), Parauapebas (PA), Canaã dos Carajás (PA), Curionópolis (Serra Pelada) (PA), Brasília (DF), Imperatriz (MA), Açailândia (MA), Pindaré-Mirim (MA), Itapecuru-Mirim (MA), São Luís (MA), Quatis (RJ), Resende (RJ), Volta Redonda (RJ) e Mangaratiba/Itaguaí (RJ).

DANÇA EM TRÂNSITO – 22ª edição

Programação completa e inscrições para oficinas: www.dancaemtransito.com.br

Programação em Salvador:

De 03 a 06 de agosto
Residência “Conversa com o Movimento” 
Com Marcia Milhazes (Rio de Janeiro, RJ)
Tempo de aula : 2h30
Horário: das 10h às 12h30
Local: Escola de Dança da UFBA, Campos Universitário de Ondina – Sala 24 – Segundo Piso. Universidade Federal da Bahia – Av. Milton Santos, s/n – Ondina, Salvador.

06 de agosto
“Rotas Afora”
Horário: 19h
Esplanada em frente à Sala do Coro do TCA

“Não Nomeado”
Vitor Hamamoto (Florianópolis/SSC)
Horário: 19h30
Foyer da Sala do Coro do TCA

“Studio Sul Fauno”
Compagnia Zappalà Danza ( Catânia/Itália)
Horário: 19h45
Foyer da Sala do Coro do TCA

“Fantasmas”
Grupo Tápias (Rio de Janeiro, Brasil)
Horário: 20h
Sala do Coro do Teatro Castro Alves

“First Things”
Michael Getman (Tel-Aviv, Israel)
Horário : 20h30
Sala do Coro do Teatro Castro Alves

07 de agosto
“Il pleut, il plaint, il rage” 
Charles Brecard (Montreal, Canadá)
Horário: 19h
Foyer da Sala do Coro do TCA

“Prequel”
Cie 1 des Si | Étienne Rochefort (Besançon, França)
Horário: 19h30
Foyer da Sala do Coro do TCA

Resultado da Residência de Marcia Milhazes
Horário: 19h45
Sala do Coro do Teatro Castro Alves

“Guarde-me”
Marcia Milhazes Companhia de Dança (Rio de Janeiro, RJ)
Horário: 20h
Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Fonte: Assessoria de Imprensa em Salvador – Doris Pinheiro 
Foto: Joachim Grabowski

Related posts

Fábrica de Musicais tem terceiro espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro

Fulvio Bahia

Salvador tem 08 praias impróprias para banho no final de semana; confira

Fulvio Bahia

UNINASSAU Salvador, realiza mostra campus

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais