A capital baiana recebeu nesta quarta-feira (24) o navio MSC Orion, que possui 366 metros de comprimento e 16 metros de calado (profundidade). A embarcação, com capacidade para transportar 15 mil contêineres, é a primeira do tipo a navegar nas águas da Baía de Todos-os-Santos, e sua chegada marca a inauguração da rota logística direta entre a Bahia e a Ásia.
“Hoje é um dia de muita importância para a economia de Salvador. A gente sabe que a balança comercial brasileira é positiva, e o quanto esse universo da logística, da exportação, é importante para a geração de riquezas. E ter uma conexão direta com a Ásia, em especial com a China, é fundamental para podermos pensar na ampliação do setor”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.
Para a gestora, que acompanhou a chegada do supernavio no terminal de contêineres, em Água de Meninos, toda a cadeia logística da cidade vai ser beneficiada com o lançamento da nova rota.
“Acreditamos muito que Salvador entra, a partir dessa conexão, na rota de grandes exportações, inclusive com o oeste do estado e com outras regiões produtivas não só da Bahia, mas de outros estados que hoje não escoam sua produção pelo Nordeste por faltas de conexões desse tipo”, acrescentou.
A secretária lembrou, ainda, das ações municipais para estimular o segmento. A estratégia envolve desde qualificação de mão de obra em programas como Treinar para Empregar até a concessão de incentivos fiscais para desenvolvimento de novos polos logísticos.
“No final do ano passado, já entendendo essa oportunidade de quanto este é um setor estratégico e que pode ser se desenvolver como uma matriz econômica importante, lançamos um programa de incentivo para cadeia logística que contempla regiões específicas como Valéria, Pirajá, Barros Reis e Paripe”, completou Mila.
A medida oferece diferentes estímulos para empreendimentos instalados, no caso de ampliação, ou que vierem a se estabelecer nas regiões beneficiadas, com isenção ou dispensa do pagamento de ITIV, assim como redução de alíquota de ISS e de IPTU.
Operação – O Porto de Salvador foi o segundo do Brasil a receber a autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366m. A rota com a Ásia será regular e terá saídas semanais, fortalecendo a relação não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.
Além disso, permitirá que o Norte e o Nordeste do país se conectem de forma mais eficiente e possibilitará que o Centro-Oeste e Sudeste encontrem alternativas aos gargalos logísticos inerentes à cadeia de suprimentos atual.
Entre os principais segmentos da exportação que poderão se beneficiar desta linha direta estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes, eletroeletrônicos também serão mais competitivos.
“Entramos na rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando e que favorece uma extensa cadeia de produtores, indústrias de variados segmentos, dentro e fora da Bahia”, analisa Demir Lourenço, diretor-executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação Tecon