O estado da Bahia realiza entre os dias 3 e 5 de outubro a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador. A mobilização acontece no Gran Hotel Stella Maris, com abertura programada para esta terça-feira (3), às 15h, e presença de autoridades e representantes da sociedade civil.
A conferência tem o objetivo de propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o debate, proposição de políticas públicas e potencializando o controle social. Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a iniciativa tem à frente o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-BA), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades-BA).
A previsão é reunir cerca de 1,1 mil participantes, entre delegados da sociedade civil e governamentais eleitos nas conferências municipais, bem como delegados estaduais natos, conselheiros do Ceas e convidados.
Na programação estão previstos debates e palestra magna com a assistente social Abigail Torres, doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Também constam entre as atividades discussões sobre temas como financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.
Lançamento de campanha
Durante a conferência será lançada a campanha Proteja Bahia, do Governo do Estado, voltada ao combate à exploração sexual e ao trabalho infantojuvenil, iniciativa de abrangência estadual em diversas mídias e ações, a exemplo de outdoor, mobiliário urbano, folheteria, peças de rede social, vídeo e spot de rádio.
Etapa nacional
Ao final dos debates serão eleitos delegados e delegadas para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá no período de 5 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF).
Fonte: Ascom/Seades
Foto: Divulgação