CapacitaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Salvador segue com capacitação gratuita para novos conselheiros tutelares  

Uma formação para os novos Conselheiros Tutelares de Salvador, do quadriênio 2024 -2028, está sendo oferecida durante esta semana pela Prefeitura, através da Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A capacitação acontece até esta sexta-feira (15), no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), no bairro de Nazaré e contempla cerca de 225 pessoas, entre conselheiros empossados e suplentes, com uma série de palestras e conteúdos sobre o Conselho Tutelar e sua função social.  

Entre os palestrantes estão a especialista em Direito da Criança e Adolescente, Nívea Gonçalves, além de promotores de Infância e Juventude de Salvador do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), da especializada da Criança e Adolescência e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca) e Escuta Especializada. No último dia haverá a cerimônia com certificação e diplomação dos conselheiros. 

Ao longo da semana os conselheiros irão aprender sobre o histórico de proteção da infância no Brasil, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), bem como fundamentos das atribuições do Conselho Tutelar, o papel do Conselho na formulação das políticas de atendimento; entidades de atendimento; e fiscalização das entidades de atendimento, dentre outros aspectos. Anteriormente, os conselheiros já passaram por uma capacitação on-line e também pela etapa de vivências nas sedes dos Conselhos Tutelares. 

Atendimento qualificado – Recém-eleita, a conselheira Iuine Badaró, do Conselho de Ipitanga, fala sobre as ideias e expectativas para a nova gestão. “Minhas expectativas são bem altas. Tenho muitas ideias para acrescentar no conselho no que tange as vivências e dinâmicas de atendimento, levando o conselho para mais perto da comunidade. Tenho gostado muito do que estou vivendo, as aulas on-line foram muito boas, as vivências também foram importantíssimas e hoje aqui, no corpo a corpo, a gente também consegue tirar dúvidas. Está sendo maravilhoso”, relata  

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destaca a importância do ciclo de capacitação para a formação dos novos conselheiros. “A proposta é capacitar efetivamente todos eles para que a gente tenha um excelente serviço de atenção às nossas crianças e adolescentes do município de Salvador, já que o Conselho Tutelar é a porta de entrada dessa atenção e atua como elemento de primeiro contato da família para que o indivíduo seja direcionado a uma rede de cuidado”, explica a gestora.  

A partir de janeiro, os novos conselheiros serão distribuídos entre Conselhos Tutelares de Salvador, que são divididos por território e área de abrangência composta por um grupo de bairros. Em cada sede há cinco conselheiros e conselheiras vinculados.   Ciente da importância da ampliação do trabalho do com crianças e adolescentes, a Prefeitura ampliou de 18 para 24 o número de Conselhos em Salvador. Mais seis novas sedes deverão ser implantadas até 2024 e os locais estudados pela Prefeitura para funcionamento dos equipamentos são o Nordeste de Amaralina, Águas Claras, Cabula, Jardim das Margaridas, Brotas e Subúrbio. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo com 16 grandes eventos até abril de 2025

Fulvio Bahia

Prêmio celebra os 23 anos da Lei da Aprendizagem

Fulvio Bahia

Posto dos Correios é instalado em Pernambués; “Vai ajudar no desenvolvimento do bairro”, diz Suíca

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais