Ação SocialAssédioCampanhaCriançaSPMJ

Salvador terá programação extensa voltada ao combate da exploração e abuso sexual infantojuvenil

Na ocasião também foram lançados o “Decreto Vamos Proteger Crianças e Adolescentes das Violências” e a Operação Especial: Vivências do Primeiro Passo

Uma série de ações municipais vai marcar a campanha Maio Amarelo em Salvador, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. Os detalhes foram apresentados em evento realizado nesta terça-feira (02), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Luta, em Pernambués, com as presenças da vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, e da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, dentre outras autoridades.

Uma das iniciativas é instalação da Sala de Escuta Especializada na unidade de ensino, que vai atender as crianças e adolescentes vítimas de violência. Salvador deverá ter, inicialmente, três espaços como estes que vão ajudar o público nos encaminhamentos necessários para evitar a revitimização.  

A vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS) reforçou a importância de todos os setores da sociedade agirem juntos para proteger as crianças. “O Maio Laranja é um dos momentos mais importantes da nossa cidade, é quando, de fato, a gente mostra para o mundo uma série de políticas públicas que estamos fazendo de proteção efetiva das crianças e adolescentes. A gente aqui busca, de todas as maneiras, mas especialmente pela educação, fortalecer a rede de combate contra toda e qualquer forma de exploração sexual de meninos e meninas”, pontuou Ana Paula Matos. 

Na ocasião também foram lançados o “Decreto Vamos Proteger Crianças e Adolescentes das Violências”; o Núcleo Municipal da Escuta Especializada que, dentre as atribuições, promoverá formações para combater as violações às crianças e adolescentes; e a Operação Especial: Vivências do Primeiro Passo.  

A secretária da SPMJ destacou que as variadas ações apresentadas hoje vão colaborar na proteção integral de crianças e adolescentes da capital. “A Bahia é o 4º estado em violação sexual de crianças e adolescentes perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com dados de 2022. Nós precisamos sair desta rota porque é uma pauta negativa e um elemento muito delicado se entendemos que as crianças são o futuro e presente do nosso país. Precisamos cuidar delas de forma antecipada e preventiva”, explicou Fernanda Lordêlo.  

Programação

Na solenidade também foi apresentada a programação municipal que será realizada ao longo do mês na capital baiana, com diversas atividades visando alertar para o problema e conscientizar a população. A partir desta terça-feira (02) até o dia 31 deste mês, as secretarias que compõem o grupo de trabalho intersetorial terão uma caixa identificada para arrecadação de absorventes e materiais de higiene pessoal. A arrecadação ocorrerá em alusão ao Dia Nacional da Dignidade Menstrual, lembrado no dia 28 de maio. As doações serão direcionadas a organizações sociais que atuam com pessoas que menstruam na capital.

Terão início na quarta-feira (03) e seguirão até dia 30 formações nos órgãos públicos municipais, rede de hotéis e motéis da cidade, organizações sociais e parceiros, no sentido de orientar como identificar os tipos e formas de violência contra crianças e adolescentes. A proposta é que nesta formação sejam abordados o funcionamento da Rede de Proteção e da escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no nosso município.

Com o tema “Proteger é compromisso social”, a Prefeitura vai realizar uma feira socioassistencial, arte e educação no bairro de Valéria no dia 12, das 9h às 13h. A ação vai envolver diversos órgãos municipais e terá apoio da Unicef.  
Para que a campanha alcance ainda mais os soteropolitanos, o Maio Laranja também terá ações nas praias de Salvador. A ideia é reforçar o combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. Na sexta-feira (5), a ação será realizada na Praia de Itapuã (Sereia), às 10h. Já no dia 15, a ação ocorrerá na Ribeira (Barraca Bogari), com início previsto também às 10h. 

A Prefeitura também vai mobilizar os baianos contra a exploração sexual infantojuvenil em eventos esportivos. No sábado (6), a campanha ocorrerá na Arena Aquática, na Pituba, às 9h, durante o Festival de Natação para Crianças e Adolescentes. Já no domingo (7) e dia 13 os alvos da campanha serão as torcidas organizadas na Itaipava Arena Fonte Nova. O início das atividades está previsto para às 14h. 

Haverá ainda uma visita guiada ao Museu Afro, no Terreiro de Jesus (Centro) com entrega de material com orientações sobre Maio Laranja. A ação ocorrerá no dia 16, às 9h. No dia seguinte a ação se repete na Casa do Carnaval (Centro), também às 9h.  

Em parceria com a Câmara Municipal de Salvador a Prefeitura vai realizar uma caminhada, em local a definir, para chamar atenção dos soteropolitanos para a violência sexual contra crianças e adolescentes.  

O município vai realizar uma formação voltada a jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). A atividade será realizada no dia 24, das 9h as 11h, no auditório do Ciee, no Caminho das Árvores. No dia seguinte a ação se repete voltada a estudantes do Distrito Sanitário Centro Histórico. Desta vez a atividade ocorrerá na Escola Municipal Vivaldo Costa Lima, no Santo Antônio Além do Carmo, às 14h.

Em alusão ao Dia Mundial do Brincar haverão ações com a temática “do brincar que protege” nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de todas as gerências regionais de educação, nos dias 22 a 26. Já no dia 26 ocorrerá o Dia do Brincar no Parque – A Natureza do Brincar, no Parque da Cidade (Itaigara) com diversas atividades para o público infantil. 

Como já é tradição, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) se une à campanha e realiza um pedal pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. A pedalada acontecerá no dia 28, com saída às 8h, na Avenida Magalhães Neto.  

Ainda com foco em combater a violência contra o público infantojuvenil nos ambientes de práticas esportivas, será realizada uma formação no com atletas da divisão de base e colaboradores do Esporte Clube Bahia. O evento será no dia 30, às 14h, na Cidade Tricolor. Por fim, no último dia da campanha (31), a Prefeitura realiza ação educativa dentro do Festival Faça Bonito, da Plan Internacional, na Ilha de Maré, às 9h. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Adam Vidal

Related posts

Confira o horário de atendimento da Hemoba no feriadão de São João

Fulvio Bahia

Dias D’Ávila: Prefeitura promove formação sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Fulvio Bahia

Hemoba lança campanha de mobilização de doadores para Micareta de Feira de Santana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais