AnimaisPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Salvamar alerta banhistas sobre perigos com caravelas nas praias de Salvador 

O período das chuvas ocorre, comumente, entre os meses de abril e junho. Nesta época as correntes de ar provenientes do Sul são mais fortes, e com isso o mar tende a ficar mais agitado, acarretando o aumento de incidentes nas praias de Salvador. Além dos riscos de afogamento, é preciso redobrar atenção com aumento no número de caravelas, as tão conhecidas águas-vivas. As espécies marinhas provocam queimaduras.   

O alerta é da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), que chama a atenção dos banhistas sobre a observação dos locais com bandeiras roxas. A sinalização indica a presença de área de animais marinhos, conforme determina o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).   

“Como as caravelas vivem afastadas da costa, nem sempre podemos observar. Mas quando ocorrem alterações na intensidade/direção dos ventos ou correntes marítimas, elas são trazidas para as praias. E é nesse momento que percebemos a presença, pois em contato com a nossa pele, liberam substâncias tóxicas e causam queimaduras”, explica o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas.   

A Physalia physalis, nome científico da caravela, é uma colônia de vários organismos juntos que possuem diferentes funções. Se alojam e vivem na interface entre o ar e o mar, porém, elas não possuem nadadeiras, apenas são arrastadas pelos ventos e correntes. Por isso, quando o mar está mais revolto e agitado, as caravelas tendem a se movimentar mais e se aproximar da costa. Se alimentam de pequenos peixes e são alimentos das tartarugas marinhas.  

Confira dicas da Salvamar em casos de acidente com uma caravela:  

– Nunca lave o local com água doce, utilize água do mar;  

– Retire com cuidado todos os tentáculos presentes ainda na pele;  

– A aplicação de vinagre ajuda a inativar as toxinas;  

– Coloque compressas frias no local;  

– Procure ajuda médica caso possua sintomas mais graves. 

Fonte e Foto: SECOM PMS

Related posts

Marcia Castro lança o álbum “Roda de Samba Reggae” no dia 14 de dezembro em Salvador

Fulvio Bahia

Com obras de 48 artistas, Exposição “Ecos Malês” marca a abertura do mês da Consciência Negra na Casa das Histórias de Salvador

Fulvio Bahia

ArquiMemória 6: Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado é realizado em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais