CriançaSalvadorSalvamarSegurança Pública

Salvamar intensifica distribuição pulseiras de identificação para crianças no fim de semana

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vai intensificar, neste final de semana, a distribuição de pulseirinhas de identificação para menores de idade. Os agentes estarão em pontos específicos das praias de Salvador e a ação visa alertar os pais ou responsáveis, já que as praias costumam estar mais lotadas e o risco de crianças perdidas é grande. 

Na última sexta-feira (1º), os agentes iniciaram a identificação dos pequenos na praia de Piatã, onde famílias aproveitavam a manhã de sol na capital baiana. Um fator positivo é o material da pulseira, que possibilita que ela seja reutilizada. Além da distribuição feita pelos agentes, o órgão também disponibiliza as pulseiras nos postos situados nas áreas onde as ocorrências de crianças perdidas são mais recorrentes.

O chefe de Busca e Salvamento da Salvamar, Fred Moraes, ressalta que a iniciativa é fundamental para garantir o bem estar das crianças e familiares. “A gente tem uma grande incidência de crianças nas praias não só no Verão, mas todos os finais de semana do ano, e os salva-vidas estão sempre atentos a qualquer situação”.

Celebrando com cuidado – O aposentado Reinaldo Dias estava acompanhado da filha Raiane Franciele, que completa 11 anos nesta sexta-feira (1º). Morador da Boca do Rio, ele conta que optou pela praia de Piatã para este dia especial, e sempre perto de um posto com salva-vidas.

“Viemos comemorar o aniversário dela e achei a iniciativa importante. As crianças são dispersas, e a gente pode ficar desatento. Então se ela se perder, tem como identificar ela e entrar em contato. Tem crianças que não têm tanto direcionamento e isso ajuda. E os salva-vidas desempenham bem a função”, declara.

A autônoma Maria da Guia, de 54 anos, estava com o neto Davi, de dois anos e meio. “Gostei muito da pulseira de identificação, tem que ter mesmo. E nesse material (de neoprene) que pode reutilizar, melhor ainda. Sempre estamos aqui em Piatã, com ele e outros netos, e prefiro esta praia porque dá pra ficar sempre atenta”, diz.

Cuidados – Mesmo no período mais quente do ano, é importante ter cuidado nas praias. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, reforça que todo cuidado é pouco especialmente nesta época, em especial devido às correntes de retorno. “Sempre digo que água no umbigo é sinal de perigo. Por isso uma das dicas que eu dou é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois certamente você irá cansar e consequentemente se afogar”, destacou.

Na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas para se orientar sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha. 

Outro cuidado importante para os adultos diz respeito ao com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores. 

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. 

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Ressaca do Arraiá do Bier em Salvador no dia 09/07

Fulvio Bahia

Mais de 250 quilos de maconha são apreendidos em ação da PM e PRF na cidade de Formosa do Rio Preto

Fulvio Bahia

501 novos Sargentos da PM são formados e irão compor a segurança pública do estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais