SalvadorSalvamar

Salvamar promove mais de mil ações de prevenção nas praias no feriadão do Trabalhador

A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo).

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou mais de mil ações de prevenção nas praias de Salvador entre o sábado (29) e a segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. 

O órgão, que atua entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga, registrou no período 16 afogamentos não fatais, envolvendo cinco soteropolitanos e 11 pessoas de fora do município. Além disso, os agentes promoveram a identificação de 47 crianças com pulseiras, diminuindo assim a chance de ocorrência entre os jovens. 

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca o baixo número de casos foi influenciado pelas chuvas que caíram na capital no período. “Esse foi um feriado tranquilo e, além disso, o nosso trabalho preventivo também foi fundamental para esse resultado, com rondas preventivas, ativando os postos e colocando as bandeiras para sinalizar, evitando assim possíveis ocorrências, visto que o mar estava perigoso em razão dos fortes ventos”. 

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.   

 A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.   

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Prefeitura entrega Centro de Acolhimento ao Educador com psicólogos para cuidar da saúde mental de professores de Salvador

Fulvio Bahia

Vacinação antirrábica já vacinou mais de 80 mil cães e gatos em Salvador

Fulvio Bahia

Taxistas, mototaxistas e demais autorizatários terão prazo para regularizarem documentação prorrogado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais