BahiaCapacitaçãoSalvamar

Salvamar qualifica guarda-vidas em técnicas de salvamento 

A Coordenadoria de Salvamento Aquático de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vem promovendo, desde o início da baixa estação, em abril, uma série de atividades de qualificação com agentes de salvamento, com o objetivo de levar mais conhecimento aos profissionais. Durante a capacitação, com conclusão no início de setembro, eles recebem noções de temas relacionados à função, como medidas preventivas, o que há de novidade no salvamento aquático, questões jurídicas e como fazer a abordagem aos banhistas nas praias. 

Na última quarta-feira (30), a última turma de agentes de salvamento aproveitou o tempo bom na região da praia de Placaford para praticar na areia. Salva-vidas de carreira há 28 anos, André Moura, de 51 anos, participa constantemente das capacitações.  

“Participo sempre e esse ano eu achei melhor o conteúdo, até com uma adesão maior dos colegas. Essa capacitação é importante para, no verão, estar pronto para atender à população. Damos essa ênfase no treino, para dar segurança ao cidadão”, declarou. 

Aos 37 anos, Tiago Pinheiro tem um ano como agente de salvamento. “Conhecimento é sempre bom para que a gente possa atuar da melhor forma. Tem que ter essa reciclagem, a profissão exige. A parte teórica a gente aprendeu muito, então a parte prática é a que eu mais gosto, até para fazer um trabalho de qualidade”.  

De acordo com o chefe do setor de Prevenção e Treinamento da Salvamar, Jou Alexandre Oliveira, a qualificação faz parte do programa do salva-vidas, e acontece tanto na sede, com a parte prática, como na teórica, na piscina da coordenadoria e nas praias da cidade. 

“Nós fizemos dois períodos, de abril até junho, e de julho até o início de setembro, com nove turmas de agentes. A gente recapacita e requalifica os profissionais para atuarem com prevenção, resgate, orientação e suporte básico de vida, tanto em terra como na água”, explicou Oliveira. 

No curso, os salva-vidas trabalham com padrões nacionais e internacionais indicados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), pela International Life Saving Association e a American Heart Association, além do protocolo PHTLS de atendimento pré-hospitalar. “Além disso, trabalhamos a prevenção na abordagem nas praias e também fazemos palestras em escolas, instituições, levando o nosso conhecimento”, concluiu o chefe de treinamento. 

Estrutura – A Salvamar dispõe de 250 agentes, distribuídos em 35 postos ao longo de 28 quilômetros de orla e outros quatro postos móveis que atuam diariamente e servem também a eventos do Município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores. 

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais, o órgão pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias, fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, no número 193.    

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Saiba o funcionamento dos serviços da Prefeitura de Salvador durante o Natal  

Fulvio Bahia

Defensoria Pública da Bahia: movimento hip hop vai criar comissão para dialogar com os entes públicos do estado

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Prefeitura oferta curso para capacitar e aumentar a participação das empresas locais nas compras públicas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais