SalvadorSalvamar

Salvamar realiza Semana do Salva-Vidas a partir desta quinta (21) 

A Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar) realiza, a partir desta quinta-feira (21), a Semana do Salva-Vidas, em celebração ao Dia Internacional do Salva-Vidas (28 de dezembro). A programação envolve diversas atividades interativas e educativas, tendo como ponto alto a tradicional travessia a nado na região de Itapuã, no dia 28. O pontapé foi dado com um campeonato de futebol na praia de Patamares, na manhã de hoje, com premiação para os participantes. 

Na sexta-feira (22), acontece uma atividade na sede da instituição, em Patamares, a partir das 8h, com a participação dos usuários da Apae Salvador, acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na ocasião, os assistidos pela instituição vão participar de um banho de piscina e serão orientados sobre como se comportar na praia, evitando acidentes. 

“A Semana do Salva-Vidas é muito importante. Faz com que o servidor se sinta pertencente à instituição, dando o start para que a gente consiga iniciar esse verão e o ano de 2024 com muita interação entre os nossos colegas e de forma bastante eficaz”, ressaltou o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas. 

O gestor fez questão de garantir que, durante as atividades, a população não ficará descoberta. “Nossa segurança vai estar efetiva durante esses dias de comemoração. Não deixaremos de dar segurança para a população”, afirmou.   

Demais ações – Na próxima terça-feira (26), ocorrerá o Salva Quathlon Piscina. Segundo Dantas, trata-se de uma modalidade desenvolvida por salva-vidas da Salvamar, que tem algumas atividades pensadas na função de salvar vidas. “Essa atividade é muito bacana”, classificou.   

Na quarta-feira (27), haverá uma corrida entre salva-vidas, com início às 8h em Patamares, percorrendo o trajeto até Jaguaribe e retornando ao ponto inicial. No dia seguinte (28), a travessia a nado encerrará as atividades. A Rua K, em Itapuã, será o ponto de partida a partir das 7h, com chegada na  

praia de Jaguaribe. Em 2022, a competição recebeu 200 inscritos. 

Balanço – Somente neste mês de novembro de 2023, a Salvamar realizou 3.677 ações de prevenção, 27 salvamentos de banhistas e cinco crianças perdidas foram prontamente entregues aos responsáveis. Além disso, os agentes participaram de uma intervenção com animais marinhos. A instituição também promoveu seis cursos, palestras e eventos, dentro das ações de conscientização e educação junto à população. O órgão atua no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga. 

Em 2023, houve um total de 982 ocorrências registradas, sendo janeiro o mês com maior incidência, contabilizando 165 casos. Em contraste, o mês de maio apresentou apenas 14 ocorrências. No ano anterior, em 2022, o registro total de ocorrências foi ligeiramente superior, atingindo 1.008 casos. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Mostra fotográfica inédita exibe mais de 200 imagens em projeção mapeada no Museu Carlos Costa Pinto

Fulvio Bahia

Casa da Mãe recebe banda Pagode de Velho este domingo (21) na capital baiana

Fulvio Bahia

Com aumento no número de eleitores, Salvador elege 120 conselheiros tutelares e suplentes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais