CarnavalEducaçãoSaúde

Saúde promove ações de educação e mobilização social em escolas durante o Carnaval

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS) e do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (SEMOB/CCZ), promove uma série de ações voltadas para as crianças em escolas municipais localizadas nos arredores da folia durante todo o Carnaval. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Proteção à Mulher, Infância e Juventude (SPMIJ).

Como parte das estratégias da SMS voltadas à cultura da prevenção, as atividades trabalham temas que envolvem o controle de zoonoses, das arboviroses e de animais peçonhentos por meio de orientações lúdicas com a utilização de jogos, brincadeiras, pintura e colagem.

Desta sexta-feira (17) até a próxima terça-feira (21), os estudantes de três unidades de ensino da rede municipal participam das aulas interativas sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela; leptospirose; raiva animal e esporotricose; achatina fulica; esquistossomose; pombos; e outros temas a exemplo de escorpiões; lagartas; aranhas e abelhas. Os alunos também são orientados sobre outras doenças e situações como leptospirose, esquistossomose, doença de Chagas e descarte irregular de lixo e entulho. A ação acontece nas escolas municipais Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho; Casa da Amizade, em Ondina; e Hildete Lomant, no Garcia. 

As atividades de educação em saúde são supervisionadas pelo enfermeiro e pedagogo da SMS, Pericles Pires Filho, chefe do SEMOB/CCZ. O profissional destaca que o aprendizado proporcionado com a iniciativa pode fazer a diferença, já que as crianças aplicam os conhecimentos em suas casas e também nos momentos da folia voltados para o público infantil. “É parte da nossa missão mobilizarmos, educarmos e orientarmos as crianças para que possam adquirir esses conhecimentos já na infância e, assim, criar hábitos desde pequenas para que no futuro se tornem adultos mais conscientes para questões com o meio ambiente, preservação ambiental e os cuidados com a comunidade”, explicou.

Professora de formação, a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, ressalta a relevância da iniciativa no período do Carnaval. Conforme a gestora, a educação em saúde na infância é de suma importância para que as crianças desenvolvam no pensamento e na prática a cultura da prevenção às diversas doenças e infecções. 

“Só é possível construirmos uma sociedade mais consciente e unida em prol do cuidado com a vida, por meio da educação das nossas crianças. Educar em saúde é preparar essas crianças para que se tornem adultos com práticas conscientes, quer seja em períodos de grandes festividades, a exemplo do Carnaval, ou fora deles. O aprendizado e o conhecimento proporcionados por iniciativas como essas ficam para sempre. E é isso que estamos fazendo: ensinando, desenvolvendo e despertando nas crianças de hoje, a consciência necessária para que se tornem adultos que fazem a diferença no futuro”, comentou.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Conselho Federal de Medicina se posiciona contra importação de cannabis in natura

Fulvio Bahia

Dia dos Pais: SMS realiza mutirão de serviços para homens neste sábado (12)

Fulvio Bahia

Carnaval 2024: Inspeção do MP constata permanência de irregularidades em passarela dos ambulantes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais