Meio AmbienteMunicípiosSaúde

Saúde vai ampliar participação na Operação Chuva 2023

A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses de março a junho.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ampliar a participação da pasta na Operação Chuva 2023, que será iniciada no próximo mês, em Salvador. Uma reunião realizada na última quinta-feira (23) entre a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos; a assessora-chefe e médica Edriene Teixeira; a diretora de Atenção à Saúde, Zaida Melo; e o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, debateu estratégias e definiu novas formas de atuação na ação conjunta.

A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, e é dividida em duas etapas – uma preparatória e outra de alerta. Conforme Ana Paula Matos, a SMS irá atuar nas duas fases e de forma ainda mais efetiva.

“A Operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas a ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal. Acredito que ao nos prepararmos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida. Por isso definimos que, neste ano, a participação da Saúde será ainda mais consistente: reforçaremos a vacinação dos técnicos envolvidos e dos moradores das comunidades geralmente mais afetadas, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose, capacitaremos equipes e as colocaremos de prontidão em todo período”, explicou a gestora.

Outros setores também estarão envolvidos, a exemplo da Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água das áreas atingidas e dos abrigos provisórios que, porventura, venham a ser montados. Serão feitos trabalhos educativos sobre doenças de veiculação hídrica e limpeza de reservatório de água. A assistência à saúde para os casos de urgência e emergência também receberão atenção especial.

“Salvador está mais segura em relação aos problemas causados pelas chuvas, mas não está imune às intempéries da natureza. Nosso desejo é de que não tenhamos desastres ou ocorrências graves, principalmente de riscos à vida, e por isso vamos investir forte na prevenção para estarmos estruturados, oferecendo uma resposta ainda mais qualificada e rápida”, antecipou a titular da Saúde.

A SMS e a Defesa Civil são responsáveis por serviços essenciais para a população, tendo como prioridade de ambas preservar o bem-estar dos soteropolitanos. Por isso, a Defesa Civil mantém plantão 24 horas e atende às demandas da população pelo telefone gratuito 199, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está à disposição dos munícipes durante 24 horas, por meio do telefone igualmente gratuito 192.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Paula Fróes / CORREIO

Related posts

Prefeitura de Irecê anuncia “o maior São João da história”

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: Abraço coletivo encerra campanha municipal “Faça Bonito: Escutar é Proteger”

Fulvio Bahia

Casos graves de dengue têm alta; idosos são os mais afetados

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais