BahiaGoverno do Estado

SDE discute economia do mar durante audiência pública na Assembleia Legislativa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta segunda-feira (23), da audiência pública ‘Economia do Mar: um oceano de oportunidades para o desenvolvimento da Bahia’, na Assembleia Legislativa (Alba). A sessão teve o objetivo de discutir, estabelecer e fixar diretrizes para as atividades desenvolvidas no litoral baiano. Na ocasião, foi apresentada a minuta do projeto de lei que pretende criar a Política Estadual de Incentivo à Economia do Mar.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Angelo Almeida parabenizou a iniciativa e destacou a importância de discutir o tema. “É muito importante a discussão dessa abordagem econômica, que engloba uma ampla gama de atividades, desde a pesca e aquicultura, até o turismo costeiro, transporte marítimo, energia renovável oceânica e pesquisa científica marinha. É um segmento que desempenha um papel vital em nossa sociedade, proporcionando recursos, empregos e oportunidades econômicas”, disse.

Durante sua fala, o gestor também defendeu a continuidade das discussões. “Deixo como encaminhamento dessa audiência, que é inovadora, a criação de um grupo de trabalho, constituído pela Assembleia Legislativa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e outros segmentos que compõem essa solenidade”, sugeriu.

Eduardo Salles ressaltou a importância do tema. “As atividades econômicas ligadas ao mar têm uma importante contribuição no PIB baiano, pois movimenta cerca de R$ 80 bilhões anuais. Mas, é preciso ampliar o conhecimento para fortalecer esse setor produtivo. E um dos papéis da Assembleia Legislativa da Bahia é promover o debate e contribuir com o que for necessário”, disse, destacando que a Bahia possui uma costa com mais de 1.160 quilômetros de extensão, com 53 municípios litorâneos.

A sessão contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, Associação Comercial da Bahia (ACB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério Público da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Associação Baiana de Imprensa.

Fonte: Ascom/SDE
Foto: Mário Marques/Ascom SDE

Related posts

Estado convoca mais 165 professores para a Educação Básica, Profissional e Indígena

Fulvio Bahia

Estudantes da rede estadual sobem ao palco para apresentar seus poemas na Flipelô

admin

UFBA ganha primeira especialização em Teatro do Oprimido no Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais