Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

SDE fomenta desenvolvimento da agricultura familiar do Sertão Baiano durante a IV edição da FEAF

A agricultura familiar segue de mãos dadas com o desenvolvimento econômico no território Sertão Baiano. Nos dias 19 e 20, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da IV Feira da Agricultura Familiar (FEAF), promovida pela Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), em Caculé. Com o tema “Convivendo com o Semiárido e Gerando Sustentabilidade”, a feira tem o objetivo de fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio de produção, divulgação e comercialização dos produtos.

O gestor da SDE, Angelo Almeida, participou do evento e destacou o potencial da agricultura familiar baiana. “O trabalho que o Governo da Bahia vem fazendo ao longo desses anos, junto ao pequeno e médio produtor, é de extrema importância e sabemos que o governador Jerônimo Rodrigues reconhece a essencialidade desse setor fortalecedor e produtivo. Somente neste ano, são mais de R$ 1,4 bilhão investido na agricultura familiar baiana, e mais R$ 750 milhões voltados para o Programa Bahia que Produz e Alimenta. São essas e demais ações que instrumentalizam, apoiam e desenvolvem os produtores e produtoras da agricultura do nosso estado”.

Para o presidente da Cootraf e idealizador da feira, Edgar Filho, o número de visitantes superou as expectativas. Somente no primeiro dia, o evento ultrapassou a marca de 10 mil pessoas, e quase 100% dos produtos expostos foram comercializados. “Essa edição trouxe muitas novidades, assim como a pedalada nutritiva, as tecnologias sociais, um cantinho do saber, grandes shows musicais e os estandes. A gente esperava 32 municípios, e contabilizamos 38 cidades presentes. Além da valorização dos produtos da agricultura familiar, há um forte impacto na economia. Foram 86 barraquinhas de comercialização de produtos”, completou.

O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), Ícaro Rennê, também responsável pelo estande do Mercado da Agricultura Familiar (Mercaf), considera o equipamento como um coletivo da diversidade e riqueza da agricultura baiana e reforçou a relevância da realização da IV FEAF. “Esse evento vem culminar todos os esforços que as cooperativas, associações e os agricultores familiares vêm buscando no campo. Serve para mostrar que a agricultura familiar não é somente de pequenos agricultores, mas sim de agricultores que produzem e geram renda e alimentam as capitais”, completou.

Através do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), a SDE ofereceu durante a FEAF atendimento para agricultores e visitantes, com orientação empresarial a Microempreendedores Individuais (MEI’s) e microempresários, registro e legalização de empresas, formalização e alterações cadastrais. Para auxiliar os gestores, técnicos da administração pública local e regional e informar o público visitante, a Coordenação de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial realizou a distribuição de informes territoriais de agroindústrias do Território de Identidade do Sudoeste Baiano e do Sertão Produtivo, onde o município de Caculé está inserido.

Fonte: Ascom/SDE
Foto: Mário Marques

Related posts

Estudantes de Direito da UFBA vencem competição internacional na Europa

Fulvio Bahia

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 5 termina nesta terça (28)

Fulvio Bahia

Regras da poupança estudantil Pé-de-Meia são divulgadas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais